Economia
Ministro Alexandre Silveira diz que consumidor poderá escolher empresa de energia até 2030
Texto da reforma do setor elétrico está pronto e prevê abertura do mercado
Foto: Tauan Alencar/MME
O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, disse em entrevista à CNN que o texto de uma ampla reforma do setor elétrico ficou pronto e já foi enviado por sua pasta ao Palácio do Planalto.
Uma das principais mudanças é a abertura do mercado de energia até 2030. Isso significa, conforme explicou o ministro, que pequenos consumidores — residenciais e do comércio — possam escolher livremente seus fornecedores. Atualmente, clientes são cativos das distribuidoras de suas respectivas áreas geográficas. Por exemplo: um consumidor em São Paulo ou em Belo Horizonte precisa comprar energia, respectivamente, da Enel ou da Cemig. Apenas indústrias ou grandes varejistas, como shopping centers e hipermercados, têm liberdade de escolha.
“Nós vamos propor que, no máximo em 2030, todos os consumidores de energia tenham a condição de optar de qual fonte e de qual empresa vão adquirir a sua energia”, afirmou. De acordo com ele, essa mudança deixa o Brasil em sintonia com as melhores práticas internacionais e pode baixar as contas de luz.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.