
Economia
Brasil é onde os produtos da Apple são os mais caros do mundo, diz estudo
Pesquisa levou em consideração o valor do salário mínimo em cada país e estimou quantos dias seria preciso trabalhar para comprar produtos Apple ao redor do globo

Foto: Statista, CupomValido.com.br, Nukeni
Para comprar um produto da Apple, os brasileiros precisam desembolsar uma quantia a mais que os outros cidadãos do mundo. Um estudo feito por um portal de descontos em conjunto com a Statista e Nukeni fez um compilado dos preços das lojas oficiais da Apple.
Fazendo uma comparação com o valor do salário mínimo recebido em cada país, no Brasil, seria necessário trabalhar o equivalente a 14 meses para comprar a versão mais recente do iPhone. Enquanto isso, na Austrália - país que possui o maior salário mínimo mundial - são necessários somente 12 dias de trabalho. Os americanos também estão em ótima posição, precisando apenas de 1 mês de trabalho para comprar o mesmo smartphone.
A discrepância acontece comparando-se outros produtos da Apple. Para se comprar um fone de ouvido sem fio, por exemplo, os brasileiros precisam desembolsar R$2.399, comprando na loja oficial da marca. Já os americanos levam o mesmo produto por R$976.
Ainda segundo o levantamento, no Brasil, aproximadamente 40% do preço de um iPhone é destinado para pagar a carga tributária. O segundo motivo para estarmos na primeira posição deste ranking é o preço do dólar, em alta desde o ano passado.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.