Cultura
ʹOrigem das compositoras femininasʹ, celebra Zuza ao lembrar de Maysa e Dolores Duran
Em sua participação na edição desta terça-feira (6) do "Entre Páginas", o jornalista e escritor Zuza Homem de Mello salientou a importância e o pioneirismo da cantora Maysa para a música brasileira, uma das primeiras mulheres de destaque em um espaço que antes era "dominado pelos homens". [Leia mais...]
Foto: Divulgação
Em sua participação na edição desta terça-feira (6) do "Entre Páginas", da Rádio Metrópole, o jornalista e escritor Zuza Homem de Mello salientou a importância e o pioneirismo da cantora Maysa para a música brasileira, uma das primeiras mulheres de destaque em um espaço que antes era "dominado pelos homens".
"Uma mulher linda, de olhos verdes, fascinante. Uma mulher que abandona o marido e toda a possibilidade de se tornar milionária. Qual a importância? Até então a composição na música popular era dominada pelos homens. Ou seja, em muitos casos a visão de um romance, que era temática da samba-canção, era de um homem, uma visão machista", contou.
Zuza ainda detalhou a trilha de Maysa, que abriu portar também para outras mulheres, e lembrou de Dolores Duran. "Quando surgem elas, que começam a fazer suas composições, o samba-canção começa a ter o olhar feminino. E é muito mais delicado, muito diferente do masculino. É algo novo através das obras delas, que deram origem a uma sequência de compositoras femininas que estão hoje na crista da onda. São de certa forma filhas de Maysa e Dolores, porque temos pela primeira o ponto de vista de uma mulher na letra de uma canção", explicou.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.