Quarta-feira, 15 de janeiro de 2025

Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp

Home

/

Notícias

/

Cultura

/

Zuza lembra inspiração para escrever sobre samba-canção: ʹPlataforma da modernidadeʹ

Cultura

Zuza lembra inspiração para escrever sobre samba-canção: ʹPlataforma da modernidadeʹ

O escritor, jornalista e musicólogo Zuza Homem de Mello foi o convidado de mais uma edição do "Entre Páginas", e durante a conversa com Mário Kertész, nesta terça-feira (6), ele falou sobre o seu novo livro, "Copacabana", onde ele trata sobre a importância do samba-canção na música brasileira. [Leia mais...]

Zuza lembra inspiração para escrever sobre samba-canção: ʹPlataforma da modernidadeʹ

Foto: Tácio Moreira / Metropress

Por: Laura Lorenzo e Paloma Morais no dia 06 de fevereiro de 2018 às 17:49

O escritor, jornalista e musicólogo Zuza Homem de Mello foi o convidado de mais uma edição do "Entre Páginas", e durante a conversa com Mário Kertész, nesta terça-feira (6), ele falou sobre o seu novo livro "Copacabana", em que trata da importância do samba-canção na música brasileira.

Durante a entrevista, Zuza contou o que o inspirou a começar a obra. "O samba-canção, que por muitos anos foi ignorado, diziam que era de fossa, desvalorizando, e quando fiz uma pesquisa dos anos 50 eu vi duas coisas. [Vi que] aquilo era música da juventude, e eu vivi aquilo. E que elas estavam todas na minha cabeça, no entanto, nunca tinha escrito um livro sobre samba-canção. Isso foi em 2004. Só em 2017 fiz o livro. Eu me dei conta do samba-canção, e é de fato a plataforma da modernidade, que deu um alento que propiciou a existência da bossa nova", contou o escritor.

Ele ainda salientou a felicidade com o resultado da obra. "É um livro que me orgulho muito. E ele ja foi considerado a obra prima de Zuza Homem de Mello", celebrou.