![Semana do Cinema começa nesta quinta com ingressos a R$ 10](https://api.metro1.com.br/noticias/161086,semana-do-cinema-comeca-nesta-quinta-com-ingressos-a-r-10-3.jpg)
Cultura
TVE exibe documentário "Axé: Canto do Povo de um Lugar" nesta quinta-feira
Dirigida por Chico Kertész, produção desvenda a origem do gênero musical e revisita décadas de transformações que levaram o ritmo a conquistar o mundo
![TVE exibe documentário "Axé: Canto do Povo de um Lugar" nesta quinta-feira](https://api.metro1.com.br/noticias/161125,tve-exibe-documentario-axe-canto-do-povo-de-um-lugar-nesta-quinta-feira-3.jpg)
Foto: Divulgação
Em homenagem ao 'Axé Music 40 Anos', a TVE vai exibir, nesta quinta-feira (6), o documentário "Axé: Canto do Povo de um Lugar", às 20h. A produção, dirigida por Chico Kertész, ilustra como o gênero atravessou décadas de transformações até conquistar o cenário mundial.
O documentário revisita a trajetória histórica do Axé Music, desde a criação do trio elétrico por Dodô e Osmar nos anos 1950 até a consolidação do gênero nas ruas de Salvador em 1985, e destaca a evolução do ritmo, explorando a importância dos blocos afros, como o Olodum, e as contribuições de artistas como Carlinhos Brown e grupos como o É o Tchan.
O filme conta com depoimentos de grandes personalidades da música baiana, como Caetano Veloso, Gilberto Gil, Ivete Sangalo, Daniela Mercury e Vovô do Ilê, além de imagens históricas e da cultura local. A exibição ainda conta com horário alternativo na segunda (17), às 20h.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.