Cultura
Cineasta David Lynch morre aos 78 anos
Com estética autoral, Lynch dirigiu filmes como 'Cidade dos Sonhos', 'Veludo Azul' e a série Twin Peaks
Foto: Divulgação/Netflix
David Lynch, diretor de cinema estadunidense faleceu nesta quinta-feira (16) aos 78 anos. A notícia do óbito foi anunciada pela família do cineasta, que publicou nota oficial em sua página do Facebook. Ele revelou, em agosto de 2024, o diagnóstico de enfisema, após fumar por quase toda a sua vida. A causa da morte não foi informada.
Lynch revelou, em 2024, que havia sido diagnosticado com enfisema pulmonar. Pelas redes sociais, ele contou que a doença era consequência dos anos em que fumou. “Eu parei de fumar há mais de dois anos. Recentemente eu fiz vários exames, e a boa notícia é que estou em ótima forma, exceto pelo enfisema. Estou repleto de felicidade, e nunca vou me aposentar. Quero que todos vocês saibam que realmente aprecio a preocupação de vocês”, escreveu nas redes sociais.
Ele manteve uma carreira de sucesso no cinema comercial sem abrir mão da autoralidade e de uma estética particular nos seus filmes, com forte influência do surrealismo com destaque para a série televisiva Twin Peaks (1990-1992, 2017) e a trilogia de filmes que trabalham com a estrutura dos sonhos Estrada Perdida (Lost Highway - 1997), Cidade dos Sonhos (Mulholland Drive - 2001) e Império dos Sonhos (Inland Empire - 2006). O cineasta foi indicado ao Oscar quatro vezes.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.