Cultura
Após 10 anos, Teatro Nacional reabre em Brasília
Local foi fechado em 2014 devido a mais de cem irregularidades apontadas pelo Corpo de Bombeiros e Ministério Publico
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
A sala Martins Pena do Teatro Nacional de Brasília foi reaberta nesta quarta-feira (18), após 10 anos fechado. Um evento simbólico para a reinauguração contou com um show exclusivo da Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Cláudio Santoro para operários que trabalharam na restauração do espaço. O local foi fechado em 2014 devido a mais de cem irregularidades apontadas pelos Bombeiros e pelo Ministério Publico.
Considerado um dos maiores complexos culturais do Brasil, o espaço foi triplamente tombado e retorna à cena como um símbolo renovado, com capacidade ampliada para 480 lugares. A restauração, que teve um investimento inicial de R$ 70 milhões, começou com a recuperação da Sala Martins Pena, mas prevê a recuperação total do espaço em etapas futuras. O governo do Distrito Federal já anunciou que serão investidos R$ 315 milhões na próxima fase da obra. Os projetos das demais etapas incluem a Sala Villa-Lobos, o Espaço Dercy Gonçalves, a Sala Alberto Nepomuceno e o anexo.
A última apresentação no teatro ocorreu em dezembro de 2013, antes da interdição oficial, em 2014, devido a mais de cem irregularidades apontadas pelo Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF) e pelo Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT).
Na sexta-feira (20), ocorrerá a reabertura oficial da Sala Martins Pena, com um show exclusivo para convidados, reunindo a Orquestra Sinfônica e a dupla Chitãozinho e Xororó.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.