Cultura
Morre o músico Serafim Martinez, fundador da banda Ataraxia
Ele estava em tratamento contra um câncer na traqueia
Foto: Reprodução Facebook
O músico Serafim Martinez, figura emblemática da cena soteropolitana, morreu nesta quinta-feira (1). Ele vinha em tratamento contra um câncer na traqueia e chegou a dar detalhes de seu quadro em um vídeo publicado no Instagram há um mês, no dia 1° de julho. "Descobrimos tarde, sempre fui muito saudável, mas de janeiro pra cá tive muita tosse e, na primeira tomografia já deu câncer com metastáse", disse.
No mesmo vídeo, Serafim agradece às vibrações e mensagens positivas de todos, destaca as dores e dificuldades que sentia no momento e afirma, com tranquilidade: "Somos o espírito imortal, a energia imutável. Não tenho medo de viver, não tenho medo de morrer".
O amigo e colega Thiago Trad também usou as redes sociais para se despedir do companheiro de geração. "Músico, poeta e figura marcante do rock dos anos 90, quando usar percussão era quase um crime no universo do rock ele e seu bando Ataraxia provocavam a cena com ritmos, figurinos e pinturas na pele indo na contra mão do sistema. Vá em paz", escreveu.
Serafim Martinez era ainda arte-educador, professor de filosofia, mestre reiki e diretor musical. Fundou bandas como Sombra Sonora (1993), Ataraxia (1996), Mano Véio (2001), Serafim e o Muzuá (2007), Serafim e a Vitrola Muderna (2011-2015), e dividiu palco com artistas como Ney Matogrosso, Lenine e Chico César.
O velório acontece nesta sexta-feira (2), às 9h, no Cemitério do Campo Santo (Federação), sala 4.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.