Cultura
Após viralizar no TikTok, 'Memórias Póstumas de Brás Cubas' dispara em vendas no site da Amazon
O fenômeno se deveu à influenciadora americana Courtney Novak, que leu um livro como parte de um desafio para a rede social
Foto: Divulgação
Graças à resenha em vídeo da tiktoker americana Courtney Henning Novak, que viralizou, "Memórias póstumas de Brás Cubas" (em sua tradução para o inglês) disparou no site da Amazon e é atualmente o segundo livro mais vendido na na categoria ficção latino-americana e caribenha. O clássico de Machado de Assis superou inclusive as edições em inglês de "O Amor Nos Tempos do Cólera", de Gabriel García Márquez, e uma coletânea dos melhores contos de Jorge Luis Borges.
“Eu tenho três grandes problemas com esse livro. Primeiro, a minha edição só tem 300 páginas. Só faltam 100 páginas para mim, e se eu for muito cuidadosa elas vão durar até o fim de semana. E aí o quê? O que eu deveria fazer com o resto da minha vida?”, diz Courtney no vídeo publicado na semana passada.
A influenciadora conta que leu o livro do brasileiro como parte de um desafio para o TikTok. O impacto foi tão grande, que ela agora diz estar empenhada em aprender o nosso idioma. “Eu não consigo nem imaginar o quão bom isso é em português. Então agora, no meio o meu projeto de ler ao redor mundo, eu tenho outra tarefa que é aprender português”, afirmou.
A tradutora da edição, Flora Thomson-DeVeaux, comemorou o sucesso de vendas na Amazon. Porém estranhou ver o livro "O Idiota", do russo Fiodor Dostoievski, no topo da lista. Até onde se sabe, o autor russo e seu livro não são considerados latino-americanos.
Vale lembrar que, em 2011, o cineasta Woody Allen colocou "Memórias Póstumas de Brás Cubas" na lista dos seus cinco livros preferidos. "Fiquei chocado ao ver como é encantador. Não conseguia acreditar que ele viveu há tanto tempo, como ele viveu. Você pensaria que foi escrito ontem", escreveu ele na ocasião, sobre a obra publicada em 1881.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.