Vote na disputa pelo Prêmio PEBA para piores empresas da Bahia>>

Sexta-feira, 22 de novembro de 2024

Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp

Home

/

Notícias

/

Cultura

/

Fernanda Montenegro processa o INSS para provar que está viva

Cultura

Fernanda Montenegro processa o INSS para provar que está viva

A atriz foi dada como morta pela instituição, em 2019, e por isso teve interropidos os benefícios a que tem direito

Fernanda Montenegro processa o INSS para provar que está viva

Foto: Divulgação

Por: James Martins no dia 22 de abril de 2024 às 10:30

Pelo visto, não é só o campeão do BBB que não sabe quem é Fernanda Montenegro. Tida por muitos críticos como a maior atriz brasileira de todos os tempos, e famosa por filmes, novelas e peças de teatro marcantes, já tendo até concorrido ao Oscar de Melhor Atriz, ela teve que provar ao INSS (Instituto Nacional de Seguro Social) que está viva. O órgão deixou de pagar os benefícios a que Fernanda tem direito, alegando a sua morte em 2019.  

De acordo com o jornal O Globo, Fernanda Montenegro entrou em uma mega batalha judicial contra o INSS para voltar a receber corretamente a aposentadoria e a pensão deixadas pelo marido, Fernando Torres, morto em setembro de 2008. De acordo com os autos, aos quais o jornal teve acesso, a instituição suspendeu, sem qualquer aviso ou justificativa, os pagamentos da atriz em agosto de 2019.

O caso ganhou mais dramaticidade por, a seguir, veio a pandemia e o consequente fechamento das agências bancárias, que a impediu de provar que permanecia viva. Após mais de um ano de imbrógliio, ela ganhou a batalha judicial, tendo sido o instituto condenado a pagar os valores retroativos, que ultrapassam a soma de de R$ 334 mil. Além disso, o INSS foi condenado a pagar à artista uma indenização de R$ 10 mil por danos morais.

Porém, mesmo após a decisão da Justiça, Fernanda Montenegro ainda não recebeu nenhum centavo do INSS, referente ao assunto. Curiosamente, a atriz tornou-se imortal da Academia Brasileira de Letras em 2022, ocupando a cadeira de número 17.