
Cultura
Morre Marjorie Perloff, uma das mais importantes críticas literárias, aos 92 anos
Interessada em poesia brasileira, ela defendeu a poesia concreta e dedicou trabalhos a Augusto e Haroldo de Campos

Foto: Reprodução Facebook
Morreu neste domingo (24), a crítica de literatura e poesia Marjorie Perloff, aos 92 anos. Considerada uma das mais importantes estudiosas da poesia modernista e contemporânea, ela foi professora emérita da University of Southern California e da Universidade de Stanford, onde trabalhou até se aposentar.
"Marjorie Perloff era uma grande intelectual, talvez a maior crítica literária atual. Para a felicidade nossa, interessada em poesia brasileira. Isso começou com uma edição do livro dela sobre o futurismo ["O Momento Futurista", Edusp, 1993], que saiu aqui", diz o poeta Augusto de Campos, que teve o trabalho comentado por ela mais de uma vez.
"A princípio ela estranhava a poesia concreta brasileira, mas depois se tornou uma afeiçoada da nossa poesia. Ela também se interessou e escreveu sobre Haroldo [de Campos, poeta e irmão dele, outro dos criadores do movimento] e sobre mim", completa ele.
Entre os livros de Perloff editados no Brasil, destacam-se "O Gênio Não Original: Poesia por Outros Meios no Novo Século" e "Escada de Wittgenstein, A: A Linguagem Poética e o Estranhamento do Cotidiano".
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.