Cultura
Clube da Esquina é o álbum brasileiro mais bem colocado em lista de rock latino da Rolling Stone
A seleção traz ainda, entre os locais, Raul Seixas, Tribalistas, Karnak, Rita Lee, Mutantes e Roberto Carlos
Foto: Divulgação
A revista Rolling Stone publicou sua lista com os 50 melhores álbuns de rock latino de todos os tempos. Sempre polêmicas e discutíveis, a seleção traz nove representantes brasileiros, sendo o mais bem colocado o "Clube da Esquina" (1972), de Milton Nascimento e Lô Borges, que comemorou 50 anos no ano passado. Já o primeiro lugar ficou o grupo mexicano Café Tacvba, com o trabalho ‘Ré’, de 1994.
Dentre os locais, também faz parte da lista o álbum "Os Mutantes" (1968), do grupo homônimo, em sexto lugar. Na 17ª posição está o "Karnak" (1995), da banda paulista de mesmo nome. Em seguida vem Roberto Carlos, em 19°, com "Em Ritmo de Aventura" (1967).
"Tribalistas" (2002), do grupo formado por Marisa Monte, Arnaldo Antunes e Carlinhos Brown está na 21ª posição. E "Ventura", do Los Hermanos (2003), ocupa a 29ª vaga. Os próximos brasileiros são "Selvagem?" (1986), dos Paralamas do Sucesso, em 34°, e "Fruto Proibido" (1975), de Rita Lee & Tutti Frutti, em 41°.
Para fechar a lista dos brasileiros, Raul Seixas ocupa o 43ºlugar, com seu "Krig-ha Bandolo!", de 1973. Ao todo, outros 10 países latinos aparecem no ranking. México e Argentina são os mais citados, com 11 álbuns cada. O Brasil é o segundo com mais representantes.
Veja a lista completa:
50) Los Shakers, ‘La Conferencia Secreta Del Toto’s Bar’ (1968) - Uruguai
49) Diamante Eléctrico, ‘Mira Lo Que Me Hiciste Hacer’ (2021) - Colômbia
48) La Revolución de Emiliano Zapata, ‘Revolución de Emiliano Zapata’ (1971) - México
47) Los Jaivas, ‘Alturas De Macchu Picchu’ (1981) - Chile
46) Los Van Van, ‘Los Van Van’ (1974) - Cuba
45) Los Bunkers, ‘Vida De Perros’ (2005) - Chile
44) Génesis, ‘Génesis’ (1974) - Colômbia
43) Raul Seixas, ‘Krig-ha Bandolo!’ (1973) - Brasil
42) Juanes, ‘Un Día Normal’ (2002) - Colômbia
41) Rita Lee & Tutti Frutti, ‘Fruto Proibido’ (1975) - Brasil
40) Zoé, ‘Memo Rex Commander’ (2006) - México
39) Puya, ‘Fundamental’ (1999) - Porto Rico
38) Traffic Sound, ‘Virgin’ (1969) - Peru
37) El Gran Silencio, ‘Chúntaros Radio Poder’ (2001) - México
36) Banda Nueva, ‘La Gran Feria’ (1973) - Colômbia
35) Él Mató a un Policía Motorizado, ‘La Síntesis O’Konor’ (2017) - Argentina
34) Os Paralamas do Sucesso, ‘Selvagem?’ (1986) - Brasil
33) No Te Va Gustar, ‘Este Fuerte Viento Que Sopla’ (2002) - Uruguai
32) Los Tres, ‘Fome’ (1997) - Chile
31) Eduardo Mateo, ‘Mateo Solo Bien Se Lame’ (1972) - Uruguai
30) Santa Sabina, ‘Santa Sabina’ (1992) - México
29) Los Hermanos, ‘Ventura’ (2003) - Brasil
28) Mon Laferte, ‘Vol. 1’ (2015) - Chile
27) Totem, ‘Totem’ (1973) - Uruguai
26) Carlos Vives, ‘El Rock de mi Pueblo’ (2004) - Colômbia
25) Molotov, ‘¿Dónde Jugarán Las Niñas?’ (1997) - México
24) Andrés Calamaro, ‘El Salmón’ (2000) - Argentina
23) Los Prisioneros, ‘Corazones’ (1990) - Chile
22) Fito Páez, ‘El Amor Después Del Amor’ (1992) - Argentina
21) Tribalistas, ‘Tribalistas’ (2002) - Brasil
20) Moris, 'Treinta Minutos de Vida' (1970) - Argentina
19) Roberto Carlos, ‘Em Ritmo de Aventura’ (1967) - Brasil
18) Sumo, ‘Llegando los Monos’ (1986) - Argentina
17) Karnak, ‘Karnak’ (1995) - Brasil
16) Soda Stereo, ‘Canción Animal’ (1990) - Argentina
15) Natalia Lafourcade, ‘Hasta la Raíz’ (2015) - México
14) Los Amigos Invisibles, ‘The New Sound of the Venezuelan Gozadera’ (1998) - Venezuela
13) Pescado Rabioso, ‘Artaud’ (1973) - Argentina
12) Caifanes, ‘El Silencio’ (1992) - México
11) Santana, ‘Abraxas’ (1970) - México
10) Julieta Venegas, ‘Bueninvento’ (2000) - México
9) Charly García, ‘Clics Modernos’ (1983) - Argentina
8) Maldita Vecindad y los Hijos del Quinto Patio, ‘El Circo’ (1991) - México
7) Babasónicos, ‘Jessico’ (2001) - Argentina
6) Os Mutantes, ‘Os Mutantes’ (1968) - Brasil
5) Los Fabulosos Cadillacs, ‘Fabulosos Calavera’ (1997) - Argentina
4) Milton Nascimento, ‘Clube da Esquina’ (1972) - Brasil
3) Aterciopelados, ‘La Pipa de la Paz’ (1996) - Colômbia
2) Gustavo Cerati, ‘Bocanada’ (1999) - Argentina
1) Café Tacvba, ‘Ré’ (1994) - México
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