Cidade
BRT irá reduzir emissão de gases poluentes em Salvador, diz prefeitura
Estações de embarque e desembarque vão ser construídas para funcionar com energia solar
Foto: Divulgação/ Secom PMS
Alvo de críticas em função do impacto ambiental que irá causar com a construção do BRT, a prefeitura disse que o objetivo é implantar o modal elétrico, com baterias recarregáveis, o que pode ajudar a reduzir a poluição na cidade. De acordo com a gestão, estudos demonstram que, onde foi implantado, os veículos contribuíram com o meio ambiente.
Segundo o secretário municipal de Cidade Sustentável e Inovação, André Fraga, mesmo movido à diesel, o BRT reduz a poluição nas cidades. A declaração é baseada em estudos como o do Social, Environmental and Economic Impacts of BRT Systems, do World Resoucers Institute (WRI), que levantou informações sobre o funcionamento do ônibus rápido em locais como Bogotá, Pequim e a Cidade do México.
"Já estamos fazendo os estudos para que o BRT seja elétrico, utilizando baterias recarregáveis. Hoje, essa tecnologia está bem mais barata e eficiente do que antes. De modo que é perfeitamente viável que seja dessa forma. Outra notícia boa é que as estações de embarque e desembarque do BRT já serão construídas de modo a funcionarem com energia solar", revelou o secretário.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.