
Cidade
Vistoria de taxímetros é iniciada pelo Ibametro em Salvador
O Instituto Baiano de Metrologia e Qualidade (Ibametro), iniciou na última segunda-feira (31), a verificação de sete mil taxímetros da frota de táxis da capital baiana. A verificação metrológica tem caráter obrigatório, de acordo com a Portaria do Inmetro nº 201. [Leia mais...]

Foto: Reprodução
O Instituto Baiano de Metrologia e Qualidade (Ibametro), iniciou na última segunda-feira (31), a verificação de sete mil taxímetros da frota de táxis da capital baiana. A verificação metrológica tem caráter obrigatório, de acordo com a Portaria do Inmetro nº 201. O motorista que não comparecer e não justificar a ausência junto ao Ibametro sofrerá as sanções da legislação em vigor. O diretor-geral do Ibametro, Randerson Leal afirmou que “A verificação dos taxímetros traz benefícios para todos os envolvidos neste tipo de relação comercial porque verifica se o equipamento está funcionando corretamente, sendo uma garantia da cobrança justa pelo serviço tanto para o taxista como para o consumidor”. Todos os táxis devem passar pela avaliação anual compulsória, convocada pela Superintendência de Trânsito e Transporte de Salvador (Transalvador), sob a pena de perderem alvará de funcionamento.
Os taxistas são convocados de acordo com o número do alvará do veículo para comparecimento na unidade do Ibametro, que funciona ao lado da Getax, no Vale dos Barris. A inspeção vai até o dia 24 novembro. Entre os pontos inspecionados na verificação de taxímetros estão: a checagem da integridade do selo lacre amarelo que impede o acesso a regulagem do aparelho e também a existência do selo marca de verificação subsequente do INMETRO, que indica a validade da última aferição do Ibametro. Caso o usuário do serviço desconfie de alguma irregularidade em taxímetros, deve denunciar para a Ouvidoria do Ibametro através do telefone 0800-0711888, informando o número do alvará de veículo.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.