Cidade
Soteropolitano perde mais de seis dias no ano preso no engarrafamento
Salvador é considerada a segunda cidade mais engarrafada do país. As informações são do índice de Tráfego TomTom, que monitora engarrafamentos ao redor do planeta e utilizou como base dados de 2016. O levantamento aponta um nível de congestionamento de 40%, deixando a cidade na 28ª posição a nível mundial. [Leia mais...]
Foto: Tácio Moreira/ Metropress
Salvador é considerada a segunda cidade mais engarrafada do país. As informações são do índice de Tráfego TomTom, que monitora engarrafamentos ao redor do planeta e utilizou como base dados de 2016. O levantamento aponta um nível de congestionamento de 40%, deixando a cidade na 28ª posição a nível mundial. Na América do Sul, a capital baiana fica atrás apenas para Buenos Aires (Argentina), Santiago (Chile) e o Rio de Janeiro, que lidera o ranking latino e brasileiro.
No Nordeste, Salvador lidera, superando Recife e Fortaleza, ambas com 37% e 35%, respectivamente. O índice aponta a capital da Bahia com engarrafamento de 63%, no período da manhã, e 70%, pela tarde.
Segundo o índice, o motorista que trafega em Salvador gasta 40 minutos a mais para chegar em casa, sendo 28% do tempo gasto em avenidas e 43% em ruas comuns. Ao todo, são gastos 152 horas por ano no engarrafamento, ou seja, mais de seis dias no ano perdidos dentro do carro no trajeto para casa. A Tom Tom aponta que o engarrafamento na capital baiana diminuiu 3% de acordo com o mesmo índice do ano passado.
Confira o ranking nacional:
1 - Rio de Janeiro - 47%
2- Salvador - 40%
3- Recife - 37%
4- Fortaleza - 35%
5- São Paulo - 30%
6- Belo Horizonte -27%
7- Porto Alegre - 25%
8- Brasília - 20%
9- Curitiba - 20%
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.