
Cidade
Após restauração, Cruz da Galícia será realocada para o Jardim dos Namorados
O monumento \"Cruz da Galícia\", presente dado a Salvador pelo governo da Galícia pelos 450 Anos de fundação da capital baiana, será restaurado sob a supervisão da Fundação Gregório de Mattos (FGM), e realocado para o Jardim dos Namorados. [Leia mais...]

Foto: Jefferson Peixoto / Secom
O monumento \"Cruz da Galícia\", presente dado a Salvador pelo governo da Galícia pelos 450 Anos de fundação da capital baiana, será restaurado sob a supervisão da Fundação Gregório de Mattos (FGM) e realocado para o Jardim dos Namorados.
O remanejamento será feito por conta de intervenções viárias realizadas na Avenida Otávio Mangabeira. Como o monumento não poderá ser mantido no local por conta da nova configuração da via, este foi o acordo feito entre a FGM e a comunidade espanhola em Salvador.
Devido a ação do tempo e também por conta de vandalismo, a \"Cruz da Galícia\" precisará ser restaurada, com o custo de R$ 36,5 mil. O investimento será de recursos do município, e a entrega ainda não foi definida. O monumento é um símbolo cultural do povo galego, implantado em diversos países do mundo onde as comunidades espanholas possuem representatividade, como acontece em diversos bairros de Salvador.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.