Vote na disputa pelo Prêmio PEBA para piores empresas da Bahia>>

Sábado, 14 de dezembro de 2024

Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp

Home

/

Notícias

/

Cidade

/

468 anos de Salvador serão comemorados para além do dia do aniversário

Cidade

468 anos de Salvador serão comemorados para além do dia do aniversário

Em uma cidade com 12 dias de Carnaval, ninguém imaginava que a festa de aniversário seria comemorada somente no dia 29. Os festejos dos 468 anos de Salvador tiveram início no sábado (25) e seguem até o domingo (2) [Leia mais...]

468 anos de Salvador serão comemorados para além do dia do aniversário

Foto: Tácio Moreira/Metropress-

Por: Bárbara Silveira no dia 30 de março de 2017 às 15:16

Em uma cidade com 12 dias de Carnaval, ninguém imaginava que a festa de aniversário seria comemorada somente no dia 29. Os festejos dos 468 anos de Salvador tiveram início no sábado (25) e seguem até o domingo (2).

Filmes, exposições e shows fazem parte do Festival da Cidade, promovido pela Prefeitura para comemorar a data. Marcados pela diversidade de sons e ritmos, os palcos espalhados pela cidade vão receber nomes como Adão Negro, O Liberato, Pato Fu, Harmonia do Samba, Pablo, É o Tchan e a dupla Simone e Simaria.

“Essa cidade que respira arte e música tem uma agenda muito intensa nesses dias justamente para comemorar. Salvador está comemorando mais um ano de vida e eu diria que ela está ficando cada vez mais nova e mais nossa, porque as pessoas voltam a ter orgulho da nossa cidade”, afirmou o prefeito ACM Neto.  

Metrópole saiu dos estúdios e destacou a cultura e o turismo da cidade 
Na última quarta, a sua rádio preferida passeou pela cidade. O Metrópole Gourmet foi transmitido direto da Casa do Benin, abordando a gastronomia de matriz africana e a programação do local; o Metrópole Turismo aconteceu na Casa do Rio Vermelho, explorando sua importância para o setor; no Metrópole Serviço, Rita Batista entrevistou Fabrizzio Muller no Núcleo de Operação Assistida (NOA) da Transalvador; e, no Jornal da Cidade II Edição, Faustão discutiu a cultura da cidade e o futuro do axé com Gerônimo, Ricardo Chaves  e o presidente da Empresa Salvador Turismo, Isaac Edington.

Política será abordada na sexta e na segunda
A nossa programação especial continua mesmo depois do aniversário de Salvador: na sexta (31), Mário Kertész entrevista o vice-prefeito Bruno Reis (PMDB), articulador político do prefeito ACM Neto (DEM). Na segunda (1º), Mário conversa com o chefe da Casa Civil, Luiz Carreira — que, recentemente, conseguiu um financiamento no valor de US$ 52,5 milhões com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). 

Cidade homenageia Eliana Kertész
Após a área que abriga as esculturas “Mulheres do Brasil”, popularmente conhecida como “Gordinhas de Ondina”, receber o nome de Praça Eliana Kertész, uma obra pensada para o aniversário da cidade também reverencia a artista plástica e ex-vereadora. 

O auditório da nova sede do Serviço de Intermediação de Mão-de-Obra (SIMM) recebeu o nome da ex-vereadora e artista plástica. “A obra de Eliana transformou aquele espaço em Ondina em um local de visitação de turistas e baianos. Ela deu vida àquele lugar. Na política, ela deu uma grande contribuição para o desenvolvimento de Salvador e da Bahia e, nas artes, divulgou o nome de nossa cidade”, disse o prefeito ACM Neto. 

Presidente da Saltur, Isaac Edington destacou a importância da homenagem e a mudança das comemorações. “Antigamento o aniversário da cidade era meramente um anúncio em jornal. Isso mudou. O aniversário da cidade não virou apenas uma coisa celebrativa, mas um momento de prestar contas a população”, declarou.

Artistas para todos os gostos e estilos
Durante o sábado e o domingo, o soteropolitano vai poder acompanhar as mais variadas atrações do 5ª Festival da Cidade: shows, apresentações de teatro, feiras ao ar livre e muito mais. Um dos shows mais esperados é o da dupla Simone e Simaria, realizado no domingo, na Praça da Revolução, em Periperi, às 20h30. Já no sábado, a banda Pato Fu se apresenta no Largo da Mariquita, no Rio Vermelho, às 21h. 

Festeiro assumido, o prefeito ACM Neto prometeu acompanhar a festa de perto. “Devolvemos a cidade ao cidadão e isso não tem preço. As pessoas voltaram a falar bem de Salvador e isso não tem preço”, disse.