Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Sábado, 27 de julho de 2024

Home

/

Notícias

/

Cidade

/

"BRT deve transportar 31 mil pessoas em horário de pico", estima Fábio Mota

Cidade

"BRT deve transportar 31 mil pessoas em horário de pico", estima Fábio Mota

De acordo com declarações do secretário municipal de Transporte e Urbanismo, Fábio Mota, ao Metro1, o BRT deve transportar 31 mil pessoas no horário de pico e em condições melhores que o atual sistema de transporte público da cidade. "É um número muito alto que vai melhorar bastante tanto a questão da mobilidade, quanto a questão do transporte público", afirmou. A assinatura do projeto que tem a parceria com a Caixa Econômica Federal, aconteceu nesta sexta-feira (16). [Leia mais...]

"BRT deve transportar 31 mil pessoas em horário de pico", estima Fábio Mota

Foto: Tacio Moreira/ Metropress

Por: Luiza Leão no dia 16 de setembro de 2016 às 15:38

De acordo com declarações do secretário municipal de Transporte e Urbanismo, Fábio Mota, ao Metro1, o BRT deve transportar 31 mil pessoas no horário de pico e em condições melhores que o atual sistema de transporte público da cidade. "É um número muito alto que vai melhorar bastante tanto a questão da mobilidade, quanto a questão do transporte público", afirmou. A assinatura do projeto que tem a parceria com a Caixa Econômica Federal, aconteceu nesta sexta-feira (16).

Fábio Mota afirmou que a importância do projeto está nas intervenções que serão feitas em áreas crônicas da cidade, através da construção de elevados e viadutos. Com isso, além das melhorias no transporte público, haverá melhoria no transporte individual. "Imagine que hoje, em horário de pico, você demore em torno de uma hora, uma hora e dez pra sair da Lapa e chegar ao Iguatemi. Você vai ter um transporte que vai fazer esse trajeto em 16 minutos. Melhora a vida das pessoas que utilizam o transporte público com uma maior qualidade. No transporte individual, você vai sair do Iguatemi até o final da Vasco da Gama sem pegar uma sinaleira, quase uma via expressa na cidade", disse o secretário.

Segundo ele, algumas melhorias já vão ser sentidas antes mesmo da implantação do BRT.  "Nesse primeiro momento, que é a fase de ações estruturais de melhoria da mobilidade, você já vai permitir a melhoria do próprio transporte público porque o ônibus vai chegar mais rápido, as pessoas vão chegar mais rápido no ponto, diminuindo o tempo de viagem", esclareceu.

Cartão do Idoso

Desde o cancelamento do cartão do idoso, documento que garantia o acesso de maiores de 65 anos nos ônibus de Salvador, suspendido por decisão judicial em agosto, os 147 mil idosos da capital baiana podem ter acesso gratuito aos coletivos apresentando a carteira de identidade. Segundo o secretário, 70% dos ônibus que circulam na cidade já se adaptaram à nova realidade, em que o cobrador libera a catraca para o idoso através de um cartão de uso exclusivo desses funcionários.

"Hoje nós temos aí 70% dos ônibus com essa situação resolvida. Os outros 30% dependem de atualização do software tecnológico lá da catraca e tá sendo feito isso gradativamente. Acho que nos próximos 30, 40 dias 100% dos ônibus o cobrador vai poder através do seu cartão próprio passar o idoso para o início ou o fundo do ônibus. Considero que está basicamente resolvido", esclareceu.

O secretário disse ainda que com essa conferência das carteiras de identidade, alguns coletivos estão saindo dos pontos e estações com  atraso. "Agora é preciso fazer a conferência da identidade e principalmente nas estações de ônibus, como tem muito idoso, acaba provocando um atraso no transporte público", completou.

Gestão

Questionado sobre sua continuidade na prefeitura, caso o atual prefeito de Salvador, ACM Neto, seja reeleito, Fábio Mota afirmou que essa pergunta não deveria ser feita a ele, mas ao gestor da cidade.

"O que eu posso dizer pra você é que eu recebi missões quando assumi a secretaria. Licitar o transporte público, fazer a nova Lapa, melhorar a mobilidade. Nós melhoramos com a ligação Cajazeiras V a Cajazeiras X, com a nova Avenida Dois de Julho, com a requalificação de toda a Avenida Suburbana, com a instalação do Conselho da Cidade. As missões e as tarefas que me foram desempenhadas eu trabalhei muito para tentar desempenhar. Vai caber ao prefeito, primeiro fazer uma análise, se eu continuo na equipe dele e depois, onde eu vou continuar", respondeu.