
Cidade
Palácio da Sé em Salvador passará por revitalização com apoio do Ministério da Cultura
Projeto aprovado prevê restauração de peças sacras e pode receber mais de R$ 500 mil em recursos via fomento cultural até dezembro de 2025

Foto: Arquidiocese de São Salvador na Bahia
O Ministério da Cultura (MinC), através da Secretaria de Economia Criativa e Fomento Cultural, autorizou um projeto de revitalização do Palácio da Sé, localizado no Centro Histórico de Salvador. Tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) desde 17 de junho de 1938, o edifício abriga o Centro Cultural Palácio da Sé – Dom Sebastião Monteiro da Vide.
De acordo com publicação no Diário Oficial da União (DOU), a obra prevê a restauração de imagens sacras e elementos artísticos do prédio. Entre os itens que serão recuperados estão 33 peças do acervo da Catedral Basílica de Salvador e do Centro Cultural, datadas dos séculos 18 e 19. O conjunto inclui esculturas, colunas, fragmentos, 11 figuras de presépios, castiçais, uma credência barroca e uma rara escultura em papel machê.
O projeto foi contemplado com recursos das políticas de fomento cultural e poderá captar até R$ 514.394,06 até 31 de dezembro de 2025. O documento, assinado pelo secretário Henilton Parente de Menezes, destaca que a conservação do edifício é de grande importância histórica e cultural, especialmente por abrigar itens da antiga Sé Primacial da Bahia, demolida na década de 1930 — fato que contribuiu para a criação do Iphan.
Construído por volta de 1705, o Palácio da Sé foi originalmente a residência do arcebispo de Salvador. Após cerca de 20 anos fechado, o espaço foi reaberto como centro cultural em 2019, preservando o acervo da Catedral Basílica. O edifício possui três pavimentos, quatro corpos de construção e um pátio interno. Sua entrada é ornamentada por um portal de pedra de Lioz portuguesa com o brasão de D. Sebastião Monteiro da Vide, então arcebispo.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.