
Cidade
Projeto de regulamentação dos patinetes elétricos em Salvador está em fase final, diz Semob
Mais de 25 mil viagens são realizadas diariamente; desde o início da autorização provisória três sinistros considerados graves foram registrados.

Foto: Secom/Otávio Santos
A Secretaria de Mobilidade (Semob) informou que a proposta de regulamentação dos patinetes elétricos em Salvador está em fase final de elaboração. A medida busca estabelecer regras para garantir a segurança viária e o ordenamento do espaço público. Atualmente, mais de 25 mil viagens são realizadas diariamente e, desde o início da autorização provisória, três sinistros considerados graves foram registrados.
Enquanto a regulamentação definitiva não entra em vigor, ações de fiscalização já são realizadas para coibir o uso indevido dos patinetes. Desde janeiro, 500 contas foram bloqueadas por irregularidades, como transporte de mais de uma pessoa no mesmo veículo e utilização por menores de idade, autorizados por adultos. Essas operações são conduzidas pela empresa JET, sob acompanhamento diário de técnicos da Semob.
Apesar do crescimento do serviço e do aumento no número de usuários cadastrados, a prefeitura reforça a importância do cumprimento das normas de mobilidade urbana. Para ampliar a segurança, a empresa responsável oferece aulas gratuitas de direção para maiores de 18 anos, sem necessidade de inscrição. Além disso, a Semob incentiva denúncias de irregularidades pelos canais oficiais e segue monitorando o funcionamento do modal enquanto finaliza as regras para sua regulamentação.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.