
Cidade
Uso irregular de patinetes elétricos resulta em 500 contas bloqueadas
Os principais flagrantes envolveram o transporte de mais de uma pessoa por patinete e o uso por menores de idade, liberado por adultos

Foto: Otávio Santos/Secom PMS
Ações de fiscalização resultaram no bloqueio de 500 contas de usuários de patinetes elétricos por uso indevido dos equipamentos desde janeiro deste ano até sábado (29). Os principais flagrantes envolveram o transporte de mais de uma pessoa por patinete e o uso por menores de idade, liberado por adultos. As operações são conduzidas pela empresa JET, com acompanhamento diário de técnicos da Secretaria de Mobilidade (Semob).
A plataforma conta com quase 70 mil usuários cadastrados e registra cerca de 25 mil viagens semanais. Apesar do crescimento do serviço, a Semob reforça a necessidade de segurança e respeito às normas de mobilidade urbana. Técnicos da pasta atuam junto à empresa para garantir a fiscalização e a melhoria do serviço, enquanto a regulamentação definitiva do modal segue em fase final de elaboração.
A empresa responsável oferece aulas gratuitas de direção para maiores de 18 anos, sem necessidade de inscrição prévia. A Semob incentiva a população a denunciar irregularidades pelos canais oficiais da prefeitura. Os patinetes possuem GPS, sistema de freios, placa de identificação e iluminação de LED, com velocidade máxima de 20 km/h, reduzida para 10 km/h em áreas de grande circulação de pedestres.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.