Cidade
Salvador registra chuva intensa com acumulados acima da média de janeiro em 48 horas
As fortes chuvas são atribuídas à atuação da Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS)
Foto: Reprodução/CODESAL
Em apenas 48 horas, Salvador registrou volumes de chuva superiores à média histórica de janeiro, que é de 79,9 mm. O Instituto Nacional de Metereologia (Inmet) alerta que grande parte do território baiano está em alerta laranja, por causa das chuvas intensas. Segundo o instituto, pode chover entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia. Também há expectativa de ventos intensos (60-100 km/h).
Dados do Centro de Monitoramento e Alerta da Defesa Civil de Salvador (Cemadec) indicam que, nesse período, a Ilha de Bom Jesus dos Passos acumulou 123,6 mm de chuva, a Ilha dos Frades 92,88 mm e Itapuã 89,0 mm.
As fortes chuvas são atribuídas à atuação da Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS), que intensificou as chuvas na capital baiana. A previsão para os próximos dias indica céu nublado com chuvas moderadas a fortes, acompanhadas de raios e trovoadas, a qualquer hora do dia.
Diante do solo encharcado, a Defesa Civil de Salvador alerta para o risco de deslizamentos e alagamentos, recomendando que a população se afaste de áreas de risco e, em caso de emergência, entre em contato pelo número 199.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.