Cidade
Claudia Leitte se pronuncia após investigação por possível racismo religioso
Ato teria acontecido por cantora retirar nome de orixá de música
Foto: Reprodução/Redes Sociais
A cantora Claudia Leitte se manifestou, nesta segunda-feira (30), após o Ministério Público da Bahia (MP-BA) instaurar um inquérito para apurar um suposto ato de racismo religioso cometido pela artista. A investigação acontece após a cantora trocar o nome de um orixá em uma música, durante uma apresentação em Salvador.
“Eu acho que esse assunto é um assunto muito sério. Daqui do meu lugar de privilégios, racismo é uma pauta para ser discutida com muita seriedade, não de forma tão superficial”, disse durante coletiva de imprensa realizada antes da apresentação da cantora no Festival Virada Salvador, que aconteceu na Arena O Canto da Cidade, na orla da Boca do Rio.
A situação aconteceu o primeiro show de ensaio de verão da artista no Candyall Guetho Square, também em Salvador, onde fica a sede da Timbalada. A cantora diz Eu canto meu Rei Yeshua” (Jesus em hebraico) ao invés de “Saudando a rainha Iemanjá”, como já fez em outros shows pelo Brasil desde 2014, quando se converteu em evangélica.
A situação chegou ao conhecimento do MPBA através da Iyalorixá Jaciara Ribeiro e do Instituto de Defesa dos Direitos das Religiões Afro-Brasileiras (Idafro).
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.