Cidade
Cidade
Museu da Misericórdia reabre ao público após 3 anos de reformas em Salvador
Museu também promove uma exposição fixa com obras de artistas renomados, como Mário Cravo Júnior, Bel Borba e Eliana Kertész
Foto: Tiago Ferreira/TV Bahia
O Museu da Misericórdia, localizado no Centro Histórico de Salvador, volta a receber o público na terça-feira (17), após três anos fechado para obras de restauração e requalificação. O restauro e modernização do museu contaram com investimentos de R$ 11,3 milhões e foram concluídos em junho de 2024.
Durante os últimos seis meses, o espaço passou por ajustes para aprimorar a experiência dos visitantes, com a montagem de mobiliário, painéis e vitrines, além de melhorias na programação visual, sinalização, recursos interativos e ferramentas de inclusão e acessibilidade. O museu também promove uma exposição fixa com obras de artistas renomados, como Mário Cravo Júnior, Bel Borba e Eliana Kertész, que representam as Obras de Misericórdia da Santa Casa.
O Museu da Misericórdia foi inaugurado em 2006 em um edifício histórico do século XVII, que abrigou o primeiro hospital da Bahia e é tombado pelo IPHAN desde 1938. A restauração, iniciada em 2021, incluiu a ampliação de espaços expositivos, a instalação de um auditório com capacidade para 100 pessoas e a recuperação da Igreja da Misericórdia, com destaque para o forro artístico composto por 45 painéis de pintura. As melhorias também garantiram maior acessibilidade ao público, como a instalação de um elevador.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.