Cidade
IPTU de Salvador será reajustado em 4,87% em 2025, seguindo inflação
Para quem pagar o IPTU até o vencimento em cota única haverá um desconto de 7%
Foto: Divulgação
O Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU) de Salvador será reajustado em 4,87% em 2025, conforme a inflação acumulada nos últimos 12 meses, medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), divulgada pelo IBGE. A informação foi confirmada pela secretária municipal da Fazenda, Giovanna Victer, que explicou que o aumento segue o modelo adotado nos últimos 11 anos, sendo ajustado apenas pela inflação.
Com o aumento de 4,87%, o IPTU de 2025 não terá aumento real, repetindo o padrão dos últimos anos. A Lei Municipal nº 9.823/2024, sancionada em outubro, estabelece que os reajustes do IPTU para 2025 e 2026 devem seguir a variação do IPCA. O tributo não sofrerá alteração além da inflação, sem impacto financeiro adicional para os contribuintes, no décimo primeiro ano consecutivo.
A secretária destacou a importância da arrecadação própria para o município, que tem aumentado ao longo dos anos. Em 2024, 59% do orçamento de Salvador provém de receitas próprias, como o IPTU e o Imposto Sobre Serviços (ISS). Para quem pagar o IPTU até o vencimento em cota única, haverá um desconto de 7%, com as opções de pagamento disponíveis por meio de diversos canais, como internet banking, lotéricas e agências bancárias credenciadas.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.