Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Sexta-feira, 16 de agosto de 2024

Home

/

Notícias

/

Cidade

/

Museu de Arte Sacra da Ufba é fechado por problema estrutural

Cidade

Museu de Arte Sacra da Ufba é fechado por problema estrutural

Museu abriga maior acervo da arte barroca da América Latina

Museu de Arte Sacra da Ufba é fechado por problema estrutural

Foto: Fábio Marconi | Divulgação

Por: Metro1 no dia 13 de agosto de 2024 às 10:13

O Museu de Arte Sacra da Universidade Federal da Bahia (Ufba) foi fechado devido a riscos da infraestrutura. A informação foi divulgada pela Reitoria da universidade, no último sábado (10), data que marcou o aniversário de 65 anos do museu.

De acordo com informações da Ufba, os problemas estão presente nas instalações elétricas e nos telhados, que ameaçam a segurança do local e de seu patrimônio artístico. O reitor da universidade, Paulo Miguez,  explicou que o fechamento foi necessário para evitar “uma catástrofe semelhante à do incêndio no Museu Nacional, vinculado à UFRJ, que ocasionou perdas imensuráveis e irreparáveis ao patrimônio histórico do país”.

Segundo a Ufba, os problemas foram identificados em vistoria da Superintendência de Meio Ambiente e Infraestrutura (Sumai) da UFBA e da Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (Conder). O levantamento técnico apontou que a cobertura apresenta riscos pontuais de desabamento e fissuras de ordem estrutural. 

O museu é reconhecido como patrimônio nacional pelo Instituto do Patrimônio Histórico Artístico Nacional (IPHAN) desde 1938 e foi declarado Patrimônio da Humanidade pela UNESCO em 1985.  A sede do Museu de Arte Sacra também abriga a maior coleção de arte sacra barroca da América Latina.