Vote na disputa pelo Prêmio PEBA para piores empresas da Bahia>>

Domingo, 06 de outubro de 2024

Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp

Home

/

Notícias

/

Cidade

/

Basílica Santuário Nosso Senhor Bom Jesus do Bonfim celebra 270 anos de inauguração no domingo

Cidade

Basílica Santuário Nosso Senhor Bom Jesus do Bonfim celebra 270 anos de inauguração no domingo

Celebração também será marcada pela entrega da Comenda da Ordem do Mérito do Senhor do Bonfim ao Cardeal Dom Sergio da Rocha e “in memoriam” a Santa Dulce dos Pobres

Basílica Santuário Nosso Senhor Bom Jesus do Bonfim celebra 270 anos de inauguração no domingo

Foto: Reprodução/TV Bahia

Por: Metro1 no dia 05 de julho de 2024 às 14:34

Atualizado: no dia 05 de julho de 2024 às 16:26

A Basílica Nosso Senhor Bom Jesus do Bonfim completou 270 anos de inauguração no dia 24 de junho e para celebrar a data, o domingo (7) será de celebração. Haverá uma programação com hasteamento de bandeiras, homenagens e realização de uma Santa Missa às 7h30, presidida pelo arcebispo da  Arquidiocese de São Salvador da Bahia e Primaz do Brasil, Cardeal Dom Sérgio da Rocha.

O padre Edson Menezes, reitor da Basílica Santuário Nosso Senhor Bom Jesus do Bonfim, pontua que os 270 anos da Igreja foram recordados nos festejos em honra ao Senhor do Bonfim em 2024. E o dia 7 de julho, na Colina Sagrada, também será marcado pela entrega da Comenda da Ordem do Mérito do Senhor do Bonfim — maior honraria da Devoção do Nosso Senhor Bom Jesus do Bonfim —, no grau de comendador, ao Cardeal Dom Sergio da Rocha e “in memoriam” a Santa Dulce dos Pobres.

Segundo o Juiz da Devoção, Fernando Moreira, a escolha dos homenageados acontece pelos trabalhos exercidos no caráter de fé e social em prol do povo baiano e brasileiro. “Essa homenagem ao Cardeal se configura a partir do seu exemplo de dedicação à Igreja Católica Apostólica Romana através de suas inúmeras atividades. Sendo um devoto do Senhor Bom Jesus do Bonfim e de Nossa Senhora da Guia, sempre firme no propósito da divulgação dos ensinamentos da Santa Igreja, assim como o amor à Nossa Senhora, Maria Santíssima.”, revelou.

A Igreja do Bonfim foi inaugurada em 1754, nove anos antes da inauguração chegaram na Bahia as imagens do Senhor do Bonfim e de Nossa Senhora da Guia. A construção da igreja está ligada a uma promessa feita por Theodosio Rodrigues de Faria, um capitão-de-mar-e-guerra da Marinha Portuguesa. Ele prometeu que, se sobrevivesse a uma tempestade durante a viagem ao Brasil, traria para o país a devoção aos títulos do Senhor do Bonfim (Jesus Cristo) e de Nossa Senhora da Guia (Virgem Maria). A igreja foi construída em cumprimento dessa promessa. E em 1927, o Papa Pio XI conferiu à igreja o título de "Basílica Menor".