Cidade
Hospital Casa de Retiro São Francisco deve ser inaugurado no primeiro semestre de 2025
Uma multa de R$450 mil fez com que as atividades fossem interrompidas há 13 anos
Foto: Arquivo/Divulgação
O novo hospital que vai funcionar na antiga Casa de Retiro São Francisco deve ser entregue no primeiro semestre de 2025. Como já revelado pelo Metro1, o espaço, que está fechado há 13 anos, será reaberto para receber um hospital com foco em cuidados paliativos e tratamentos de transição, aqueles que visam recuperar as funcionalidades dos pacientes ou reduzir a complexidade de seus quadros antes do retorno ao lar. Os detalhes do projeto foram revelados, sob condição de anonimato, por uma pessoa envolvida diretamente com a implantação do hospital.
As obras já foram iniciadas, com a limpeza do terreno e recuperação dos telhados. O hospital será uma unidade de saúde para pacientes de longa permanência, aproveitando todas as áreas do imóvel, incluindo os quase 12 mil m² de área verde e as edificações históricas, que são consideradas uma das únicas três construções neocoloniais de Salvador pelo IPAC (Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia).
O espaço terá suítes individuais e leitos de semi-intensiva, além de espaço para hemodiálise e centros de infusão de medicamentos, de reabilitação e de apoio diagnóstico. Para isso, as edificações passarão por um processo de restauração, preservando as características originais da sua fundação e mantendo o núcleo de atividade religiosa pastoral, voltado aos pacientes, familiares e comunidade. A intenção, inclusive, é que duas missas diárias sejam realizadas no local.
Situada na Rua Waldemar Falcão, em Brotas, uma das áreas com o metro quadrado mais valorizado de Salvador, a Casa de Retiro de São Francisco funcionou durante 64 anos como um dos maiores centros de retiro da América Latina, servindo de hospedagem para turismo religioso, centro de eventos culturais e atendimento médico de graça à comunidade. O prestígio social e crença na sua representatividade fizeram com que nomes importantes da construção imobiliária como Norberto Odebrecht, ajudasse voluntariamente na construção do espaço.
Propriedade da Província Franciscana de Santo Antônio, o imóvel está sob a responsabilidade dos frades do Convento São Francisco, no Pelourinho, e foi arrendado, pelo prazo de 20 anos renováveis, para o grupo investidor que criará o novo hospital.
Confira imagens do projeto:
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.