Cidade
Cidade
Antiga Casa de Retiro São Francisco vai reabrir como um hospital de cuidados paliativos
O espaço pertence à Província Franciscana de Santo Antônio, sob a responsabilidade dos frades do Convento São Francisco, no Pelourinho.
Foto: Reprodução
A antiga Casa de Retiro de São Francisco, fechada desde 2011, será reaberta como um hospital. O novo Hospital Casa de Retiro de São Francisco terá como foco o atendimento de pessoas em cuidados paliativos, como a assistência no sistema “home care”. A informação foi confirmada com exclusividade ao Metro1 por um membro do Convento de São Francisco.
Na última quinta-feira (14), o Jornal da Metrópole denunciou a situação do imóvel, que funcionou durante 64 anos como uma das maiores casas de retiro da América Latina, mas que fechou devido a uma dívida de R$450 mil com a prefeitura. Ainda não há informações sobre o grupo que vai administrar o hospital e nem a previsão de abertura, mas, segundo a fonte ouvida pela reportagem, o projeto (confira imagens abaixo) prevê a preservação das áreas verdes do entorno, da arquitetura original da construção e dos espaços sagrados. Além da parte hospitalar, a capela da Casa voltará a funcionar e também haverá uma pastoral específica para os que serão acolhidos no hospital, juntamente com a comunidade e seus familiares.
Foto: Reprodução/@MyPhantomToy
O grupo responsável pela instalação da unidade hospitalar já iniciou a reforma do espaço. A cena registrada pelo fotógrafo Carlos Santiago, autor da página de imagens áereas My Phantom Toy, já dava sinais de que o espaço passava por intervenções, ao mostrar pilhas de vasos sanitários e pias armazenados na varanda.
Mesmo com a inauguração do Hospital Casa de Retiro de São Francisco a propriedade continua pertencendo à Província Franciscana de Santo Antônio, mas sob a responsabilidade dos frades do Convento São Francisco, no Pelourinho.
Confira imagens do projeto:
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.