Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Quinta-feira, 01 de agosto de 2024

Home

/

Notícias

/

Cidade

/

SMS irá realizar simulado para auxiliar Plano de Contingência das Arboviroses em Salvador

Cidade

SMS irá realizar simulado para auxiliar Plano de Contingência das Arboviroses em Salvador

Além da secretária de Saúde Ana Paula Matos, demais representantes da pasta devem participar da ação

SMS irá realizar simulado para auxiliar Plano de Contingência das Arboviroses em Salvador

Foto: Divulgação/Bruno Concha/Secom

Por: Metro1 no dia 06 de março de 2024 às 18:10

Um simulado criado para validar o Plano de Contingência das Arboviroses, realizado pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), vai reunir autoridades nacionais, internacionais e diversas instituições nesta quinta (7) e sexta-feira (8), a partir das 8h, na Escola de Saúde Pública de Salvador (ESPS), no Comércio. 

O propósito da dinâmica é fortalecer as equipes dirigentes e técnicas da SMS, envolvidas com a operacionalização do Plano de Contingência das Arboviroses.  A proposta é simular uma epidemia para verificar possíveis lacunas nos sistemas de preparação e construção de respostas utilizando o Plano de Contingência de Arboviroses, como balizador. 

 Ana Paula Matos, vice-prefeita e secretária da SMS, irá participar do simulado com demais técnicos da pasta e representantes da Secretaria de Vigilância à Saúde e Ambiente do Ministério da Saúde (MS); da Diretoria de Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde do Estado (Sesab); do Conselho de Secretários Municipais da Saúde do Estado da Bahia (Comsems/BA), e da Organização Pan-Americana de Saúde (Opas).

“Essa é mais uma oportunidade de qualificação das nossas ferramentas de enfrentamento ao cenário epidemiológico com respostas rápidas às ações, potencializando nossa Mobilização Salvador Contra a Dengue. Esse encontro é resultado da importante parceria que firmamos com a Opas em fevereiro, permitindo o acesso da SMS às mais modernas tecnologias do mundo e implantação de serviços para atuação frente às emergências de saúde pública na capital baiana. O Termo de Ajuste assinado à época se inicia justamente com esses simulados de mesa para prevenção e controle de surtos por doenças urbanas como a dengue, zika e chikungunya e também o vírus da Covid-19, que ainda circula entre a população”, afirmou a secretária. 

A programação inclui apresentações simuladas em cenários diversos, além de uma exposição da ferramenta de Avaliação Estratégica de Riscos sobre operacionalização de Centros de Operações de Emergência em Saúde (COE), para avaliar a composição, estrutura, atuação, quando acionar, fluxos e processos; possibilidades metodológicas, dentre outras pautas estratégicas de operacionalização do Plano.