Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Sábado, 27 de julho de 2024

Home

/

Notícias

/

Cidade

/

Renan Calheiros renuncia comissão da CPI da Braskem após Rogério Carvalho ser nomeado relator

Cidade

Renan Calheiros renuncia comissão da CPI da Braskem após Rogério Carvalho ser nomeado relator

Omar Aziz disse que a relatoria precisa ser “totalmente isenta” e pediu a compreensão do senador Renan

Renan Calheiros renuncia comissão da CPI da Braskem após Rogério Carvalho ser nomeado relator

Foto: Divulgação/Lula Marques/ Agência Brasil

Por: Metro1 no dia 21 de fevereiro de 2024 às 18:58

 

O nome do senador Rogério Carvalho (PT-SE) foi anunciado como novo relator do colegiado pelo presidente da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Braskem, Omar Aziz (PSD-AM).  O senador Renan Calheiros (MDB-AL), foi o autor do pedido de criação da CPI articulou para relatar o grupo, entretanto acabou derrotado e não irá participar mais da CPI. 

Antes da abertura dos trabalhos da comissão, nesta quarta-feira (21), os senadores se encontraram com as portas fechadas para definir quem seria o responsável pela condução das investigações e a produção do parecer final. Integrantes da CPI temiam que Renan Calheiros utilizasse a comissão para ampliar a histórica briga política em Alagoas com o clã do presidente da Câmara, Arthur Lira (PP).

"Foi em nome de 150 mil vítimas que me movi para romper um pacto de silêncio criminoso que abafou esse caso. É um cenário desolador, como se ali houvera uma guerra sangrenta e mortal. Houve uma guerra, de fato, uma guerra desumana e desleal, em que só um lado dispunha de munição", disse Calheiros em seu discurso de renúncia. 

Omar Aziz pediu compreensão ao colega. "O compromisso que estamos assumindo é levantar todos os cadáveres para ter chegado nessa situação porque isso não chegou do dia para noite, não aconteceu do dia para noite e nós vamos levantar e quem me conhece sabe que vai levantar e sem amarras", apontou o presidente da CPI. 

A decisão da presidência foi aprovada pelos senadores Otto Alencar (PSD-BA) e Dr. Hiran (PP). Vice-presidente da CPI, o senador Jorge Kajuru (PSB-GO) chegou a oferecer a vice-presidência a Calheiros, que a recusou.