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Cidade
Primeira linha BRS de Salvador foi criada na gestão de Mário Kertész, relembra perfil Buzu071
O perfil Buzu071 relembrou nas redes sociais que a primeira linha nesses moldes foi idealizada no final dos anos 80, em 1989, durante a gestão do então prefeito.
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Foto: Reprodução/Buzu071
Depois da Prefeitura de Salvador anunciar, no início desta semana, a criação de uma nova linha no formato BRS (Bus Rapid System ou Sistema de ônibus Rápido) para a cidade, o perfil Buzu071 relembrou nas redes sociais que a primeira linha nesses moldes foi idealizada no final dos anos 80, em 1989, durante a gestão do então prefeito Mário Kertész.
Em sua conta no Instagram, o perfil, que posta conteúdos de mobilidade urbana, levou essa lembrança para os seguidores, destacando que, na ápoca, Salvador vivia um período de forte expansão populacional, com a criação da região de Cajazeiras e, com seu crescimento acima do esperado, a gestão municipal atuou para facilitar o deslocamento entre a região periférica e o centro da cidade.
Quando houve a criação da linha, terminal EVA já havia sido desativado pois não suportava a demanda de passageiros e o seu substituto, o ENE (Estação Nova Esperança) já dava sinais de saturação operacional.
Diante desse cenário, o prefeito então prefeito licitou as principais linhas do ENE, exigindo um serviço rápido entre os dois principais terminais de ônibus da cidade, eis que surge a empresa Ogunjá, responsável pela operação da linha 1313 ENE X LAPA, uma das exigências da gestão municipal foi o uso de ônibus articulados para absorver a demanda de passageiros que crescia de forma acelerada.
Seu roteiro passava pelas vias exclusivas para ônibus das avenidas Bonocô e Vasco da Gama, levando em consideração o trecho expresso da BR-324 a linha ia do ENE a Lapa em menos de 20 minutos, um tempo curto levando em consideração a distância entre as duas estações.
Na época, o sistema foi batizado pela Prefeitura como TMS (Transporte de Massa de Salvador), pois a sigla inglesa do BRS (Bus Rapid Transit), não seria facilmente compreendida pelos soteropolitanos.
O serviço expresso seguiu sob a responsabilidade da Ogunjá até 95 e foi repassado para sua substituta a São Pedro, nessa altura a prefeitura não exigiu mais o uso de ônibus articulados e nova empresa passou a usar ônibus convencionais no roteiro. Já a via exclusiva da Av. Bonocô foi desativada anos depois para dar lugar ao metrô, na Vasco da Gama o treco está sendo adequado ao BRT.
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