Sexta-feira, 14 de fevereiro de 2025

Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp

Home

/

Notícias

/

Cidade

/

Primeira linha BRS de Salvador foi criada na gestão de Mário Kertész, relembra perfil Buzu071

Cidade

Primeira linha BRS de Salvador foi criada na gestão de Mário Kertész, relembra perfil Buzu071

O perfil Buzu071 relembrou nas redes sociais que a primeira linha nesses moldes foi idealizada no final dos anos 80, em 1989, durante a gestão do então prefeito.

Primeira linha BRS de Salvador foi criada na gestão de Mário Kertész, relembra perfil Buzu071

Foto: Reprodução/Buzu071

Por: Metro1 no dia 04 de fevereiro de 2024 às 09:29

Atualizado: no dia 04 de fevereiro de 2024 às 09:32

Depois da Prefeitura de Salvador anunciar, no início desta semana, a criação de uma nova linha no formato BRS (Bus Rapid System ou Sistema de ônibus Rápido) para a cidade, o perfil Buzu071 relembrou nas redes sociais que a primeira linha nesses moldes foi idealizada no final dos anos 80, em 1989, durante a gestão do então prefeito Mário Kertész.

Em sua conta no Instagram, o perfil, que posta conteúdos de mobilidade urbana, levou essa lembrança para os seguidores, destacando que, na ápoca, Salvador vivia um período de forte expansão populacional, com a criação da região de Cajazeiras e, com seu crescimento acima do esperado, a gestão municipal atuou para facilitar o deslocamento entre a região periférica e o centro da cidade.

Quando houve a criação da linha, terminal EVA já havia sido desativado pois não suportava a demanda de passageiros e o seu substituto, o ENE (Estação Nova Esperança) já dava sinais de saturação operacional.

Diante desse cenário, o prefeito então prefeito licitou as principais linhas do ENE, exigindo um serviço rápido entre os dois principais terminais de ônibus da cidade, eis que surge a empresa Ogunjá, responsável pela operação da linha 1313 ENE X LAPA, uma das exigências da gestão municipal foi o uso de ônibus articulados para absorver a demanda de passageiros que crescia de forma acelerada.

Seu roteiro passava pelas vias exclusivas para ônibus das avenidas Bonocô e Vasco da Gama, levando em consideração o trecho expresso da BR-324 a linha ia do ENE a Lapa em menos de 20 minutos, um tempo curto levando em consideração a distância entre as duas estações.

Na época, o sistema foi batizado pela Prefeitura como TMS (Transporte de Massa de Salvador), pois a sigla inglesa do BRS (Bus Rapid Transit), não seria facilmente compreendida pelos soteropolitanos.

O serviço expresso seguiu sob a responsabilidade da Ogunjá até 95 e foi repassado para sua substituta a São Pedro, nessa altura a prefeitura não exigiu mais o uso de ônibus articulados e nova empresa passou a usar ônibus convencionais no roteiro. Já a via exclusiva da Av. Bonocô foi desativada anos depois para dar lugar ao metrô, na Vasco da Gama o treco está sendo adequado ao BRT.