Cidade
Ypê vira alvo de críticas após expor peça promocional de mão negra segurando produto de limpeza
A assessoria de comunicação da Ypê informou que a peça faz referência ao personagem norte-americano Mãozinha, da "A Família Addams"
Foto: Reprodução/Redes sociais
Uma peça promocional da marca de produtos de limpeza Ypê, exposta na Avenida Oceânica, em Salvador, tem recebido críticas por representar uma mão negra segurando um frasco de um multiuso desengordurante da empresa. O objeto teria sido instalado no final da última semana no local.
Por meio das redes sociais, a professora da Universidade Federal da Bahia (Ufba), Bárbara Carine, foi uma das pessoas que expressou indignação com a propaganda. Para ela, a escultura reforça um "estereótipo escravagista de manutenção de pessoas negras em espaços subalternizados socialmente".
"[A peça] tem uma lógica da serviçal, que reservam a mulheres negras esse papel, esse lugar. Prefeitura, dá uma olhada que isso tá feio. Ypê, tire essa p*rra da nossa cidade. Não reforce mais esse estereótipo de pessoas negras serviçais. A gente não se coloca nesse lugar. A gente nunca se colocou nesse lugar e, mais do que nunca, a gente não permite", disse a escritora [sic], no vídeo que intitulou como "a mão visível do racismo".
Nos comentários da publicação, que tem mais de 8,5 mil curtidas, a maioria dos usuários concorda com o questionamento levantado por Bárbara Carine. Um deles sugeriu que a peça poderia ser uma referência à Família Addams, por conta da personagem "mãozinha". No entanto, as imagens não se assemelham.
Em nota enviada ao Metro1, a assessoria de comunicação da Ypê informou que a peça faz referência ao personagem norte-americano Mãozinha, da "A Família Addams", baseado no filme dos anos 1990.
“O personagem protagoniza uma campanha lançada em outubro na qual o Mãozinha limpa a casa da ‘Família Addams’. A ativação itinerante faz parte da ação de comunicação que contemplava além da escultura do personagem, totem eletrônico com pôster da campanha e ambientação em abrigo de ônibus. A exposição também passou por São Paulo e Campinas e já foi encerrada”, informou.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.