Cidade
Cidade
Governo da Bahia rompe contrato com consórcio responsável pelo VLT do Subúrbio
Desativação dos trens da região já completaram dois anos e obras seguem paradas
Foto: Skyrail Bahia/Divulgação
O governo da Bahia anunciou, nesta quarta-feira (16), o rompimento do contrato o consórcio Skyrail Bahia, formado pelas empresas BYD e Metrogreen, responsável pela implantação do VLT do subúrbio de Salvador.
A decisão ocorreu após a Procuradoria Geral do Estado da Bahia (PGE-BA) apontar a rescisão como saída diante da urgência de solução para a continuidade da implantação do sistema de transporte. No último dia 25, a PGE já havia indicado a possibilidade de cancelamento.
Segundo o governo, a expectativa é que a rescisão seja bilateral, ou seja, feita de forma amigável, mas a notificação ainda não foi respondida formalmente. Uma proposta de reequilíbrio contratual chegou a ser apresentada pela Skyrail, mas não foi aceita.
Por meio de nota, a empresa informou que as obras de implantação do Contrato de Concessão foram prejudicadas pela pandemia da Covid-19. Por sua vez, a BYD disse que pretende alocar todos os colaboradores em outras unidades de negócios do grupo.
Os trens do subúrbio deixaram de funcionar no dia 15 de fevereiro de 2021. Desde então os moradores aguardam o desenvolvimento das obras do VLT, pois a região não é atendida pelo metrô ou BRT, apenas pelos ônibus.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.