Quarta-feira, 22 de janeiro de 2025

Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp

Home

/

Notícias

/

Cidade

/

Alunos do curso de piloto da Unirb têm 'sonho de voar' frustrado pela falta de aulas práticas

Cidade

Alunos do curso de piloto da Unirb têm 'sonho de voar' frustrado pela falta de aulas práticas

Situação se arrasta há cerca de três anos e tem ações movidas pelo Ministério Público e Tribunal de Justiça

Alunos do curso de piloto da Unirb têm 'sonho de voar' frustrado pela falta de aulas práticas

Foto: Freepik

Por: Bélit Loiane no dia 05 de junho de 2023 às 17:33

Atualizado: no dia 05 de junho de 2023 às 17:41

Há cerca de três anos, alunos do curso de Tecnologia em Pilotagem Profissional de Aeronave do Centro Universitário Regional do Brasil (Unirb), localizado em Salvador, viram o sonho de voar ser ancorado. Os estudantes não conseguem concluir o curso, pois a instituição não disponibilizou as matérias essenciais para a emissão dos certificados.

A parte prática da graduação se divide em duas: piloto privado com 40 horas e piloto comercial, com 110, totalizando 150 horas. O problema começou quando a Unirb ofertou o curso sem possuir autorização da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), de acordo com informações do Ministério Público da Bahia (MP-BA). Dessa forma, ao concluir a parte teórica, os alunos não podiam realizar a prática, pois a faculdade não dispunha dos meios legais necessários.

Entre as vítimas do impasse, estão os alunos Thiago Carmo e Eliaquim Coelho. Thiago começou o curso aos 22 anos, atualmente o rapaz já atingiu a marca dos 29 e nunca pôde dar seguimento ao seu sonho. Próximo de completar 31, Eliaquim deu início na graduação aos 25 anos e ainda luta pelo diploma. Ao Metro1, eles relataram a frustração de não conseguirem se formar e falaram sobre as dívidas que têm acumulado devido o não pagamento do Fies (Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior). Ao banco, Thiago deve R$ 55 mil e Eliaquim R$ 108 mil. “Não tenho perspectiva nenhuma de seguir a carreira que sonhei para a minha vida”, desabafou Thiago. 

Em 2020, Eliaquim acionou a Justiça para conseguir realizar as aulas práticas. Apesar de vencer, só foram pagas as 40 horas de piloto privado, quando a Unirb o remanejou para outra instituição. “Eles não têm aeronave e a faculdade nunca fala nada. Fomos retaliados após colocar na Justiça, eu ainda não consegui sequer apresentar meu TCC”.

Os alunos apelam para que a situação seja solucionada com brevidade pela Justiça. “São pessoas pobres tentando se encaixar numa profissão. Passei por muitos perrengues por causa disso. Eles destruíram o meu sonho”, disse Eliaquim. 

Descumprimento de prazo 

Em 2021, o MP-BA moveu uma ação civil pública contra a faculdade. A ação foi acatada pelo Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA). A desembargadora Maria de Lourdes Medauar deu um prazo de 30 dias para que a instituição oferecesse as matérias. Esse prazo até hoje não foi cumprido. 

Por meio de nota enviada ao Metro1, nesta segunda-feira (5), o MP-BA disse que o órgão “realizou, no último dia 31, uma audiência de instrução com a Unirb e aguarda o pronunciamento da Justiça”. 

Sobre a audiência do final de maio, Eliaquim relatou que uma representante da faculdade alegou que “o curso não forma pilotos”. Ainda segundo o aluno, a ação já envolve estudantes que se matricularam no curso depois que ele.

Outro lado 

Procurada pelo Metro1, a assessoria da Unirb informou que o reitor da faculdade não quer se pronunciar pois o caso está sendo resolvido judicialmente.