Vote na disputa pelo Prêmio PEBA para piores empresas da Bahia>>

Domingo, 06 de outubro de 2024

Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp

Home

/

Notícias

/

Cidade

/

Com trechos sem iluminação, ciclistas reclamam de insegurança em ciclovia da CCR na Paralela

Cidade

Com trechos sem iluminação, ciclistas reclamam de insegurança em ciclovia da CCR na Paralela

CCR informou que a escuridão que predomina em alguns trechos é resultado dos atos de vandalismo e furto de cabos frequentes

Com trechos sem iluminação, ciclistas reclamam de insegurança em ciclovia da CCR na Paralela

Foto: Divulgação/Secom-GovBA

Por: Luísa Carvalho no dia 03 de abril de 2023 às 15:56

Há mais de um ano, Alessandro Fernandes teme fazer atividades físicas na ciclovia e na pista de caminhada que acompanham a Linha 2 do metrô de Salvador, situada na Avenida Luis Viana Filho, a Paralela, depois que anoitece. Vários pontos dos 12 quilômetros que seguem desde as imediações da Estação Pernambués, no fundo do Hospital Sarah Kubitschek, até a Estação Mussurunga estão sem iluminação. 

“É impossível a prática do esporte, vivemos com uma grande insegurança. É absurdo”, declarou ao Metro1. Os trechos considerados mais “críticos” pelos ciclistas por conta da falta de iluminação compreendem a região desde o Shopping Paralela até o bairro de Mussurunga e a parte da via paralela à altura do condomínio Le Parc e à entrada da Avenida São Rafael.

Segundo a CCR Metrô Bahia, concessionária responsável pelo sistema metroviário de Salvador e Laura de Freitas, a escuridão que predomina em alguns trechos é resultado dos atos de vandalismo e furto de cabos frequentes. Há um serviço em curso para que o fornecimento de energia nas regiões seja restabelecido integralmente até o próximo dia 15 - porém, alegou a CCR, desde que novos furtos não ocorram até a data. 

A insegurança na região foi debatida na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) no mês passado. No último dia 14, o deputado Hilton Coelho (Psol) protocolou uma indicação ao governador Jerônimo Rodrigues para que a Secretaria de Segurança Pública (SSP-BA) reforce o policiamento na ciclovia da Avenida Paralela diante do crescimento no número de assaltos na ciclovia.