Cidade
Mesmo com 1/3 dos baianos off-line, Salvador anuncia cadastro 100% on-line de ambulantes para Carnaval
Decisão foi tomada após série de críticas relacionadas ao despreparo da prefeitura para receber trabalhadores no credenciamento para festa de Iemanjá
Foto: Divulgação / SEMOP
A prefeitura de Salvador anunciou, nesta segunda-feira (30), que o credenciamento de ambulantes para o Carnaval será feito inteiramente pela internet. A decisão foi tomada após uma série de críticas relacionadas ao despreparo da gestão municipal para receber os trabalhadores que, para conseguir uma vaga nos festejos populares da capital, tiveram que enfrentar filas enormes, chegando a acampar na rua, debaixo do sol e da chuva.
“A gente está melhorando o sistema da prefeitura para fazer o credenciamento inteiramente online. Será possível acessar o sistema inclusive pelo celular e a gente acredita que não teremos problemas de acesso”, disse Luciano Ribeiro, titular da Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop), responsável pelo cadastro dos ambulantes.
Ao contrário da afirmação de Ribeiro, uma pesquisa divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em 2021 apontou que, em 2019, três em cada 10 baianos de 10 anos ou mais de idade não acessavam a internet de nenhuma maneira, nem pelo celular. Ou seja, 28,7% da população, o correspondente a cerca de 3,705 milhões de moradores “off-line”.
A secretaria afirmou que está em contato com representantes de ambulantes para buscar ideias e sugestões. Também disse que, para agilizar o atendimento aos trabalhadores no credenciamento para a festa de Iemanjá, colocou toda a equipe na operação e instalou toldos, sanitários químicos e disponibilizou cadeiras na parte interna do órgão.
A prefeitura ainda não divulgou a data do credenciamento para o Carnaval. No momento, a ação ocorre exclusivamente para a festa de Iemanjá.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.