Cidade
Considerada padroeira da televisão, Santa Clara recebe homenagens em Salvador
O ápice dos festejos acontecerá nesta quinta-feira (11)
Foto: Reprodução
A santa padroeira da televisão será homenageada no bairro Águas Claras, nesta quinta-feira (11). Na ocasião, os fiéis participam da Celebração do Trânsito de Santa Clara, às 6h30; e às 18h30 da adoração ao Santíssimo Sacramento, seguida de Missa Solene, que será presidida pelo Arcebispo de Salvador e Primaz do Brasil, Cardeal Dom Sergio da Rocha.
O ano de 2022 é conhecido como o “Ano da Caridade”, que é um dos pilares para a Nova Evangelização. Assim, com o olhar voltado para as pessoas que mais necessitam de ajuda, a comunidade paroquial realizou, durante o novenário - de 2 a 10 de agosto - gestos concretos, por meio da doação de papel higiênico (dias 2 e 6), copo descartável – 200/30 ml (dia 3), sabão em pó (dia 4), desinfetante ou produto multiuso (dia 5), água sanitária (dia 7), fralda infantil (dia 8), detergente (dia 9) e fralda geriátrica (dia 10).
Santa Clara
Santa Clara nasceu em Assis (Itália), no ano de 1193, e o interessante é que seu nome vem de uma inspiração dada a sua fervorosa mãe, a qual [inspiração] lhe revelou que a filha haveria de iluminar o mundo com sua santidade.
Pertencente a uma nobre família, destacou-se desde cedo pela sua caridade e respeito para com os pequenos, por isso, ao se deparar com a pobreza evangélica vivida por Francisco de Assis apaixonou-se por esse estilo de vida.
Em 1212, quando tinha apenas dezoito anos, a jovem abandonou o seu lar para seguir Jesus mais radicalmente. Para isso, foi ao encontro de Francisco de Assis na Porciúncula e teve seus lindos cabelos cortados, como sinal de entrega total ao Cristo pobre, casto e obediente. Ao se dirigir para a igreja de São Damião, Clara – juntamente com outras moças – deu início à Ordem, contemplativa e feminina, da Família Franciscana (Clarissas), da qual se tornou mãe e modelo, principalmente ao longo tempo de enfermidade, período em que permaneceu em paz e totalmente resignada à vontade divina.
Nada podendo contra sua fé na Eucaristia, pôde ainda se levantar para expulsar – com o Santíssimo Sacramento – os mouros (homens violentos que desejavam invadir o Convento em Assis) e assistir, um ano antes de sua morte em 1253, a Celebração da Eucaristia, sem precisar sair de seu leito.
Segundo seus relatos, a celebração da Missa aparecia para ela como que projetada na parede de seu quarto. Santa Clara conseguiu assistir toda a celebração sem sair de sua cama. O fato foi confirmado quando a santa detalhou em uma missa as palavras do sermão do celebrante. Em 1958, foi proclamada oficialmente “Patrona da Televisão” por Papa Pio XII.
Santa Clara faleceu no dia 11 de agosto de 1253, aos 60 anos de idade. Foi canonizada no ano de 1255 pelo Papa Alexandre lV.
SERVIÇO:
O QUÊ: Festa de Santa Clara
QUANDO: 11 de agosto de 2022
QUEM: Devotos
ONDE: Paróquia Santa Clara (Águas Claras)
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.