Cidade
Maioria do STF vota a favor de medidas impostas a Daniel Silveira por Moraes
Ministro ordenou que deputado colocasse a tornozeleira, mas parlamentar recusou
Foto: Reprodução
A maioria dos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) votaram nesta sexta-feira (1º) a favor das medidas impostas por Alexandre de Moraes ao deputado Daniel Silveira, após ele ter se recusado a colocar tornozeleira eletrônica. Entre as ações está a abertura de um inquérito para investigar o parlamentar por desobediência de decisão judicial.
Também está previsto o pagamento de multa de R$ 15 mil pelo descumprimento de medidas restritivas e bloqueio de bens do deputado para garantir o pagamento da multa, se for necessário aplicá-la.
Na última sexta (25), Moraes ordenou que Silveira colocasse a tornozeleira, atendendo a um pedido da Procuradoria-Geral da República (PGR). O deputado se recusou a cumprir a decisão e só colocou o equipamento nesta quinta (31).
Silveira é réu no Supremo por estimular atos antidemocráticos e ameaçar instituições, entre elas o STF. O Ministério Público, ao pedir a aplicação de tornozeleiras, afirmou que, mesmo investigado, Silveira continuou fazendo ataques às instituições e à democracia.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.