Vote na disputa pelo Prêmio PEBA para piores empresas da Bahia>>

Quarta-feira, 20 de novembro de 2024

Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp

Home

/

Notícias

/

Cidade

/

Povo de santo promove manifestação nas dunas do Abaeté para frear obras da Prefeitura

Cidade

Povo de santo promove manifestação nas dunas do Abaeté para frear obras da Prefeitura

Organização do ato previsto para esta sexta-feira (19) critica falta de diálogo com comunidade local e possíveis impactos ambientais

Povo de santo promove manifestação nas dunas do Abaeté para frear obras da Prefeitura

Por: Adele Robichez no dia 17 de março de 2022 às 18:51

Os terreiros Axé Abasá de Ogum e Ilê Ase Maa Ase Ni Ode em conjunto com o Instituto da Mulher Negra (Odara) irão realizar, na próxima sexta-feira (19), um ato em defesa do Parque Ancestral do Abaeté, em Salvador. A manifestação acontecerá às 9h, com concentração nas Dunas do Abaeté.

A organização critica a prefeitura por não estabelecer diálogo com a comunidade local e pela inexistência da apresentação de um relatório de impactos ambientais que podem ser gerados com as obras. Existe ainda a preocupação com a possibilidade de violação de locais que são considerados sagrados para as religiões de matriz africana, o que o povo de santo caracteriza como "racismo religioso".

"A obra já está sendo executada, isso atinge diretamente o meio ambiente. Está muito complicado para nós, de religião africana, porque além do racismo religioso, tem agora o ambiental. Isso vai macular toda a estrutura, vai trazer um impacto ambiental grave. Então estamos [o povo de santo] muito tristes, e eu ainda mais: sou moradora da localidade há mais de 40 anos. Sou filha de de Oxum e a Lagoa do Abaeté guarda muito segredos", lamenta Yálorixa Jaciara de Oxum.

A mãe de santo reforça a importância da presença no ato de todos que apoiam a preservação do espaço, já que a situação não atinge apenas os devotos do Candomblé. "É por todo espaço que guarda nascente, que tenha mato... nao é só pelo povo de santo, é para a humanidade ter direito à vida", conclui.