
Cidade
Rússia anuncia saída do Conselho Europeu contra "expansão para Leste" da Otan e UE
Criado em 1949, organização reúne quase todos os países do continente

Foto: Divulgação/União Europeia
A Rússia iniciou o procedimento de saída do Conselho Europeu com a justificativa de que a Otan e a União Europeia (UE) tentam transformar o país em um instrumento a serviço da "expansão político-militar e econômica para o Leste". A informação foi confirmada pelo Ministério das Relações Exteriores da Rússia nesta terça-feira (15).
"Aqueles que nos forçarem a tomar esta medida terão total responsabilidade pela destruição do espaço humanitário e jurídico comum no continente e pelas consequências para o próprio Conselho Europeu, que, sem a Rússia, perderá seu status pan-europeu", diz o comunicado da pasta. Segundo a nota, a Aliança Atlântica e a UE "só veem nesta organização um instrumento de apoio ideológico para a sua expansão político-militar e econômica para o Leste"
Criado em 1949, o Conselho Europeu reúne quase todos os países do continente. São 47 no total, incluindo a Rússia, desde 1996, e a Ucrânia, desde 1995.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.