Cidade
Salvamar alerta pra maior perigo em praias de Jaguaribe, Piatã e Itapuã em período de chuvas
Órgão informa que há grandes possibilidades de descargas elétricas, através de raios, na água do mar
Foto: Jefferson Peixoto/Secom PMS
Com a chegada da frente fria em Salvador, a Coordenadoria de Salvamento Marítimo (Salvamar) emitiu um alerta para os perigos no mar durante o período de chuvas, que deve se estender neste fim de semana. O órgão orientou que as pessoas evitem entrar na água durante as precipitações, pois há grandes possibilidades de descargas elétricas, através de raios, na água do mar.
O coordenador da Salvamar, Alysson Carvalho, explicou que nos dias de chuva, o mar fica muito mais agitado por causa da força dos ventos, o que pode gerar uma maior dificuldade para os banhistas, pela força das ondas e correntes de retorno. Por isso, há também mais deságue dos rios no mar, deixando a água mais turva e com baixa visibilidade, podendo assim dificultar a visualização de pedras ou outros materiais que possam trazer risco às pessoas.
Segundo o comunicado da coordenadoria, as praias mais perigosas no período de chuvas são as de Jaguaribe, Piatã e Itapuã. No sábado (5) e no domingo (6), os agentes estarão a postos nestas praias e com rondas volantes no trecho que compreende desde o Jardim de Alah até Ipitanga.
Nos primeiros dois meses de 2022, o órgão contabilizou 198 resgates por afogamento nas praias. Já nos três primeiros dias de março, já foram 17 ações de resgate promovidas pelos agentes.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.