Cidade
Após impasse entre família, 'Rampa do Mercado' tem licitação homologada para reconstrução
A obra foi destruída por um incêndio em dezembro de 2019 e, desde então, tem sido alvo de disputa entre a família de Cravo e a prefeitura de Salvador
Foto: Divulgação
A prefeitura de Salvador homologou a licitação para reconstruir o monumento da Rampa do Mercado, de autoria do artista plástico baiano Mário Cravo Jr (1923-2018). A decisão foi publicada no Diário Oficial do Município, na última segunda-feira (22).
A obra, localizada no bairro do Comércio, foi destruída por um incêndio em dezembro de 2019 e, desde então, tem sido alvo de disputa entre a família de Cravo e a prefeitura de Salvador.
A previsão de reconstrução era junho deste ano, mas um dos filhos do artista plástico, Ivan Cravo, passou a exigir o valor de R$ 1 milhão para ceder os direitos autorais do pai. O tema foi pauta da edição de 24 de junho do Jornal da Metropole.
Em outubro de 2020, a prefeitura de Salvador, por meio da Fundação Gregório de Matos (FGM), conseguiu um parecer da Procuradoria-Geral do Município (PGM) para reconstruir o monumento, superando o impasse. No novo projeto, a ideia é construir o monumento com um material anti-chamas para evitar risco de nova destruição pelo fogo.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.