Cidade
Escola Comunitária Mãe Hilda Jitolú, do Ilê Aiyê, abre matrículas para 2025; veja como se inscrever

O evento contará com oficinas, palestras, debates, feiras e música. A é entrada gratuita
Foto: Divulgação / Rosilda Cruz
Acontece nesta sexta-feira (26), a 1ª edição do Novembro Negro Ambiental, evento em homenagem ao mês da Consciência Negra. O local escolhido para a ação foi a Biblioteca Monteiro Lobato, localizada no bairro de Nazaré, em Salvador. A entrada é gratuita.
A abertura do evento está programada para às 9h30, com contação de história. Na sequência, entre às 10h e às 17h, acontecerão debates, palestras, oficinas, feira de empreendedorismo para mulheres negras, mostra musical e oficinas. A ação está sendo realizada pelo Instituto Humanas e CEASCA - Núcleo 21 em Cena, Governo da Bahia e organizado pela professora e produtora cultural Carla Moura, que falou sobre o Novembro Negro Ambiental.
“O objetivo do projeto é fomentar o mês de novembro, que é um mês importante não só para o povo negro, mas também para toda a sociedade, que é o mês da Consciência Negra. É o momento de lutar, de fomentar a consciência contra a intolerância religiosa, violência de gênero e questões raciais”, explicou a professora.
9h30: Abertura e Contação de História com Márcia Mendes, professora, escritora e contadora de história
10h às 17h: Feira de empreendedorismo das mulheres negras
10h: Palestra sobre educação ambiental através de compostagem e coleta seletiva com o biólogo Joctã Lima
11h: Oficinas de compostagem em balde e coleta seletiva
12h: Apresentação de capoeira e oficina de berimbau com Mestre Orlando
14h até 17h: Oficina de turbantes e penteados afros (os interessados devem levar os próprios panos. A organização não disponibilizará o item)
14h: Palestra sobre ecofeminismo e empreendedorismo nas favelas, com Janda Mawusi, pedagoga formada na UNEB, Carla Moura, professora formada em Letras pela Ucsal e Zuleima Santos, publicitária e empreendedora
15h30: Sarau de poesias Gato Preto da Sorte e convidadas, além de lançamentos de livros
16h: Apresentação musical com o Blues Man, Alex Pantera e banda
16h: Degustação de alimentos afro-brasileiro
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.