Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Home

/

Notícias

/

Cidade

/

Com doses em outros municípios, idosos se queixam da demora em completar vacinação em Salvador

Cidade

Com doses em outros municípios, idosos se queixam da demora em completar vacinação em Salvador

Uma página na internet chegou a ser criada para pedir celeridade na aplicação das doses

Com doses em outros municípios, idosos se queixam da demora em completar vacinação em Salvador

Foto: Myke Sena/MS

Por: Maria Clara Andrade no dia 15 de outubro de 2021 às 11:55

Falta muito pouco para Zildete Barreto, 77 anos, se sentir plenamente protegida. Com o ritmo de mortes e internações por Covid-19 em constante desaceleração, quem chegou até aqui começa a sentir um pouco de alívio. Mas Zildete ainda não pode relaxar. Mesmo fazendo parte do grupo com direito a tomar a terceira dose da Coronavac há mais de um mês, a enfermeira aposentada espera sem resposta pela sua vacina.

Zildete é de Salvador, mas iniciou o seu esquema vacinal em São Paulo, enquanto passava um tempo na casa da filha que mora no estado. Já com as duas doses de Coronavac tomadas há mais de seis meses, Zildete buscou se cadastrar na plataforma da Prefeitura de Salvador para receber a dose se reforço. Mas, por ter tomado as primeiras doses em outro munícipio, ainda não conseguiu.

Segundo sua filha, Evie Barreto, foi dito a aposentada que deveria ser aberto um pedido na ouvidoria para o cadastro. "A gente tem falado com a ouvidoria diariamente e até agora a prefeitura não processou esse cadastro e não tem uma data para ela tomar essa vacina", se queixa Evie.

Assim como Zildete, outros soteropolitanos reclamam de não estarem conseguindo tomar as doses - dentre a segunda e a terceira - que tem direito, por terem iniciado o esquema vacinal em outro município. A página @cademinhadose foi criada ontem, (14), no Instagram e cobra um posicionamento da Prefeitura quanto aos casos.

Em agosto deste ano, a Comissão Intergestores Bipartite (CIB) regulamentou que cidades baianas podem aplicar a 2ª dose da vacina contra a Covid-19 para moradores de outros municípios após apresentação de justificativa para não haver atrasos na imunização. No entanto, em Salvador, nos casos das terceiras doses, a Secretaria Municipal de Saúde informou que não há fluxo vacinal para pessoas que iniciaram o ciclo de imunização em outros municípios, mesmo sendo soteropolitanos e mesmo com o alto número de faltosos dos outros grupos vacinais.

"As doses chegam pelo Ministério da Saúde e, com certeza, a dose que ela deveria tomar está no município onde ela iniciou o esquema vacinal", informou a Secretaria Municipal de Saúde que acrescenta que esse fluxo de terceira dose, para quem se vacinou em outros municípios, ainda deve ser incluído no esquema. Nesse meio tempo, Zildete segue esperando e torcendo para não ser infectada pela Covid-19 estando tão perto de dizer adeus à pandemia.