Cidade
Em praia de Amaralina, mais uma 'caixa misteriosa' aparece em Salvador
Objetos são fardos de navios nazistas, de acordo com hipótese de oceanógrafo
Foto: Reprodução/TV Bahia
Já está se tornando recorrente o aparecimento das “caixas misteriosas” no litoral de Salvador. Os objetos, fardos de navio(s) nazista(s), já apareceram em praias da Pituba, Itapuã e Praia do Flamengo. Nesta sexta-feira (3), mais uma foi avistada por banhistas na faixa de areia de Amaralina.
Após o aparecimento de um objeto similar no dia 19 de agosto, na praia de Jauá, em Camaçari, o oceanógrafo Carlos Teixeira, professor da Universidade Federal do Ceará (UFC) explicou ao Metro1 que a situação observada em Salvador é inesperada. O pesquisador dos fardos, que desenvolveu a tese do navio nazista acredita que os aparecimentos mais recentes na Bahia devem ser frutos de uma nova leva de liberação de fardos de navio(s).
"Agora estão chegando muitos, até em Salvador, onde não tinha. A gente acha que houve outro episódio de liberação de um naufrágio. Não seriam os mesmos [fardos] de 2018", indicou. Em 2018, os primeiros casos de aparecimentos dos fardos aconteceram no Nordeste, mas ainda não haviam sido vistos no estado baiano. No início de agosto de 2021, eles apareceram pela primeira vez na capital baiana. Teixeira aponta que a suposta nova liberação destes fardos pode, inclusive, ter acontecido em outro navio semelhante ao SS Rio Grande, da hipótese inicial.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.