Vote na disputa pelo Prêmio PEBA para piores empresas da Bahia>>

Terça-feira, 17 de dezembro de 2024

Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp

Home

/

Notícias

/

Cidade

/

Prefeita de Lauro de Freitas promete entrega de tablets e diz que vereador provocou agressão de equipe

Cidade

Prefeita de Lauro de Freitas promete entrega de tablets e diz que vereador provocou agressão de equipe

Moema Gramacho (PT) ainda se posicionou sobre a denúncia feita pela vereadora Débora Régis (PL), que aponta fraude na licitação de compra dos tablets e suposto favorecimento da empresa Conceito Comunicações

Prefeita de Lauro de Freitas promete entrega de tablets e diz que vereador provocou agressão de equipe

Foto: Reprodução

Por: Juliana Rodrigues no dia 31 de agosto de 2021 às 11:49

A prefeita de Lauro de Freitas, Moema Gramacho (PT), afirmou nesta terça-feira (31), em coletiva de imprensa, que o processo de entrega dos 21,3 mil tablets para os estudantes do ensino fundamental está em andamento e deve ser concluído em breve. Ela não especificou, no entanto, um prazo para a entrega dos equipamentos. Segundo a gestora do município da Região Metropolitana de Salvador, os aparelhos precisam ser adequados à função pedagógica.

"Recebemos os tablets há cerca de 15 dias e estamos implantando a plataforma de educação. Depois disso, implantamos o chip que garante o acesso à internet, depois o bloqueio para que ele seja usado apenas para educação. Depois, além de deixá-lo funcionando, temos que colocar o tombo da prefeitura, que é o número do aparelho, e ao mesmo tempo tem a série do equipamento. Se ele for perdido ou desviado, a gente pode bloquear o aparelho e ele não vai servir pra nada. Os gestores e dirigentes já pegaram os tablets para distribuir aos professores, a maioria já recebeu", afirmou.

Questionada pelo Metro1 sobre as agressões que o vereador e blogueiro Gabriel Bandarra (DEM), conhecido como Tenóbio, alega ter sofrido durante o evento de entrega dos tablets, a prefeita o acusou de difundir fake news e afirmou que a situação foi provocada por ele. "Estamos convivendo aqui em Lauro de Freitas com um abuso de fakes, inclusive provocados e feitos também por este Tenóbio, não necessariamente o vereador, mas aquele blogueiro que quer entrar em qualquer canto sem pedir licença, que tem feito investidas contra as pessoas, forçando as pessoas a responder a ele. Não vou entrar no detalhe, mas a informação que eu tenho é que a assessora foi empurrada por ele, tropeçou, tentou se segurar na camisa de um assessor dele e a camisa dele ficou rasgada, mas ele estava indo em cima dela. Só que nada justifica agressão de nenhuma das partes. Tem também um áudio que ele está colocando como se estivesse sendo ameaçado, que é uma montagem e vai ser provado que é uma montagem", disse.

Tenóbio havia gravado uma reportagem satírica denunciando a compra dos tablets e, em determinado momento, ao questionar Moema Gramacho, acusa a equipe de comunicação da prefeita de agredi-lo.

A prefeita ainda se posicionou sobre a denúncia feita pela vereadora Débora Régis (PL), que aponta fraude na licitação de compra dos tablets e suposto favorecimento da empresa Conceito Comunicações.

"Essa licitação se deu em todo o seu percurso, ao final foi divulgada a empresa vencedora e não houve nenhum recurso, nem administrativo nem judicial. Houve tempo suficiente para quem quisesse contestar. Uma das empresas, a Multilaser, manifestou durante o pregão que teria interesse em fazer o recurso, mas não fez o recurso no momento de fazê-lo. Só agora, depois que a gente anunciou a entrega dos tablets, que a vereadora resolveu entrar com representação nos Ministérios Públicos estadual e federal. Mas a licitação se deu sem nenhum recurso de contestação. A vereadora inclusive continuou dizendo que a gente só tinha 38 tablets, e não os 21.300. Eu queria pedir que ela buscasse se informar melhor", pontuou.