Vote na disputa pelo Prêmio PEBA para piores empresas da Bahia>>

Sexta-feira, 27 de dezembro de 2024

Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp

Home

/

Notícias

/

Cidade

/

MPF vai investigar governo Bolsonaro por barrar Festival de Jazz do Capão

Cidade

MPF vai investigar governo Bolsonaro por barrar Festival de Jazz do Capão

Ministério reconhece que essa decisão tem conexão com inquérito civil que apura impessoalidade da Funarte

MPF vai investigar governo Bolsonaro por barrar Festival de Jazz do Capão

Foto: Divulgação

Por: Geovana Oliveira no dia 14 de julho de 2021 às 15:16

O Ministério Público Federal (MPF) instaurou nesta quarta-feira (14) um inquérito civil para apurar a decisão do governo Bolsonaro em barrar apoio a Festival de Jazz no Capão, que acontece na Chapada Diamantina, na Bahia.

O evento foi inabilitado na Lei Rouanet com base em uma postagem feita no dia 1º de junho do ano passado, que apresenta um cartaz com a seguinte mensagem: “FESTIVAL ANTIFASCISTA E PELA DEMOCRACIA”.

Em despacho do órgão desta quarta (14), divulgado na coluna da Mônica Bergamo, no Jornal Folha de S.Paulo, consta a "apuração de suposta violação aos princípios da legalidade, impessoalidade e do Estado laico, bem como desvio de finalidade no indeferimento do projeto".

No documento assinado pelo procurador Sergio Suiama, o MPF reconhece que essa decisão tem conexão com inquérito civil instalado pelo órgão em 2019 que apura questões de impessoalidade envolvendo a Funarte, a Fundação Nacional das Artes.

Após o parecer da Funarte, autarquia federal ligada à Secretaria Especial de Cultura, que barra o apoio ao festival, o escritor Paulo Coelho anunciou nas redes sociais, na madrugada desta quarta, que se oferece para cobrir os gastos do evento.