Vote na disputa do Troféu Axé para melhor música do carnaval 2025>>

Sexta-feira, 28 de fevereiro de 2025

Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp

Home

/

Notícias

/

Carnaval

/

Abertura do Carnaval de Salvador é marcada por celebração aos 40 anos do Axé Music

Carnaval

Abertura do Carnaval de Salvador é marcada por celebração aos 40 anos do Axé Music

Celebração contou com ritual para abrir caminhos e reunião de 15 artistas que marcaram diferentes épocas do Axé Music

Abertura do Carnaval de Salvador é marcada por celebração aos 40 anos do Axé Music

Foto: Reprodução/YouTube

Por: Metro1 no dia 27 de fevereiro de 2025 às 21:22

Atualizado: no dia 27 de fevereiro de 2025 às 22:55

O Carnaval de Salvador começou oficialmente nesta quinta-feira (27). A abertura, que aconteceu no Campo Grande, foi marcada pelo "Padê", ritual realizado por Carlinhos Brown, e pela reunião de 15 artistas que marcaram diferentes épocas do Axé Music, juntos para celebrar os 40 anos do ritmo. Este ano a maior festa do planeta conta com o tema: “Axé Music – 40 Carnavais”. 

Ritual religioso

Mantendo a tradição, e ao lado de líderes religiosos, Brown deu banho de pipoca, colocou milho na rua e queimou pólvora. O Padê é o rito religioso que pede licença ao dono da rua para começar o desfile carnavalesco. Durante a apresentação, ao lado da cantora Sarajane, o artista ressaltou o caráter espiritual do Carnaval.

"Essa terra mãe, com um país tão novo, deu um resultado e quebrou tudo que o intrudo propunha, que o escárnio propunha. Nós tiramos essa ideia de que o Carnaval é pela carne. O Carnaval é pelo espírito, é pela alegria, é pelo amor pelas pessoas. Deus se manifesta no Carnaval, por isso ele manda todas as entidades em celebração”, afirmou Brown.

Encontro de artistas

O camarote andante recebeu Daniela Mercury, Xanddy Harmonia, Sarajane, Ricardo Chaves, Claudia Leitte, Márcio Victor, Serginho, Gilmelandia, Felipe Pezoni, o Grupo Olodum e representantes de grupos de afoxé, como Filhos de Gandhy e Cortejo Afro. 

Antes de iniciar a apresentação, o cacique declarou que os convidados compõem um casting de grande representatividade. "A gente tem um casting importante de grande representatividade. O fato de você ter Daniela, você traz todo mundo, Margaret Menezes, a presença do Olodum, traz a importância para esse movimento como todo", declarou.

Transmissão Metropole + Macaco Gordo

Para quem quer acompanhar o carnaval de pertinho, a Metropole e a Macaco Gordo transmitem todos os dias da folia através do projeto Salvador Carnaval do Brasil, parando somente na quarta-feira de cinzas. Então a dica é clara: se inscreva no canal do Youtube da Macaco Gordo e ative as notificações.