Brasil
Mineradora norueguesa assume ter contaminado rio no Pará
O grupo norueguês Norsk Hydro assumiu hoje que sua fábrica de alumínio Hydro Alunorte derramou água sem tratamento no Rio Pará. As autoridades brasileiras suspeitam que os dejetos tenham contaminado a água do município de Barcarena (PA). [Leia mais...]
Foto: Reprodução/G1 Pará
O grupo norueguês Norsk Hydro assumiu hoje que sua fábrica de alumínio Hydro Alunorte derramou água sem tratamento no Rio Pará. As autoridades brasileiras suspeitam que os dejetos tenham contaminado a água do município de Barcarena (PA).
O diretor geral da empresa, Svein Richard Brandtzaeg, afirmou, em um comunicado à imprensa, que o ocorrido é inaceitável e rompe com os ideias da companhia.
Segundo as autoridades brasileiras, os resíduos de bauxita teriam atingido o rio após terem trasbordado nos dias 16 e 17 de fevereiro decorrente de uma forte chuva. A empresa norueguesa nega que o derramamento esteja relacionado às chuvas.
Em fevereiro, o governo brasileiro aplicou duas multas de R$ 20 milhões cada ao Norsk Hydro. Além das penalidades, um juiz paraense julgou que a empresa deveria reduzir a produção em 50%.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.